Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove Conciliação Itinerante em municípios dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba

22/03/2023
Amanda Campos

Com o intuito de ampliar o acesso da população à Justiça, o Poder Judiciário do Maranhão promove, entre os dias 27 e 31 de março, mais uma edição do projeto Conciliação Itinerante. Desta vez, serão contemplados os municípios de Primeira Cruz, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão (integrantes da Região dos Lençóis Maranhenses) e Tutóia (na Região do Baixo Parnaíba).

A ação visa oferecer uma prestação jurisdicional rápida, efetiva e gratuita, com vistas à pacificação social.

Durante o evento, cidadãos e cidadãs poderão resolver diversas questões pré-processuais (sem ação judicial) e processuais (com ação judicial), tais como divórcio, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade (com coleta de exame de DNA), dentre outras.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

AGENDAMENTO

O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelos seguintes canais: Telejudiciário (0800-707-1581 ou 98 3194-5555); WhatsApp do Nupemec (98 3198-4558) ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. O agendamento também poderá ser feito presencialmente, no local da ação, em seguida, haverá o atendimento do cidadão ou da cidadã.

LOCAIS DE ATENDIMENTO

Dias 27 e 28/3 - Tutóia: Secretaria Municipal de Educação (auditório), Rua Nazaré, s/n, Centro, das 8h às 18h; 

Dia 29/3 – Primeira Cruz: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (auditório),  Avenida 16 de outubro, s/n, Centro, das 8h às 18h;

Dia 30/3  - Barreirinhas: Fórum Deputado Luciano Fernandes Moreira (anexo), Avenida Manoel Inácio, nº 180, Centro, das 8h às 18h;

Dia 31/3 – Santo Amaro do Maranhão: Centro de Artesanato, Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, das 8h às 18h.

O Nupemec informa que no caso de uma das partes não poder comparecer ao local indicado, a audiência poderá ser realizada por videoconferência.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para o atendimento de investigação de paternidade, o cidadão ou a cidadã deverá apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento. No caso de divórcio, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de casamento. 

Para solucionar casos de pensão alimentícia, os interessados deverão levar RG, CPF, comprovante de endereço, contracheque, certidão de nascimento do menor e documento do menor (RG e CPF). Nos demais casos, as partes devem levar documentos pessoais e comprobatórios das questões a serem solucionadas, a exemplo de faturas.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações: Telejudiciário (98) 3194.5555; 0800-7071581; e-mail conciliar@tjma.jus.br; (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).

Card colorido com fundo verde em formato vertical da Conciliação Itinerante. Ao lado direito da imagem a imagem de um localizador sobre um mapa. Texto: 27 e 28/3 - Tutóia: Secretaria Municipal de Educação (auditório), Rua Nazaré, s/n, Centro; 29/3 ¿ Primeira Cruz: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (auditório), 
Avenida 16 de outubro, s/n, Centro; Dia 30/3  - Barreirinhas: Fórum Deputado Luciano Fernandes Moreira (anexo), Avenida Manoel Inácio, nº 180, Centro; Dia 31/3 ¿ Santo Amaro do Maranhão: Centro de Artesanato, Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro. 8h às 18h. Serviços oferecidos: audiências de conciliação e exames de paternidade.Logomarcas do TJMA, Nupemec, CGJMA e Justiça de Proximidade.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4300

GALERIA DE FOTOS