Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA está com inscrições abertas para Prêmio TJMA Sustentável

03/03/2023
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental, está com inscrições abertas para o Prêmio “TJMA Sustentável”- edição de 2022, até o dia 5 de maio, na categoria Boas Práticas.

O prêmio tem como finalidade reconhecer e disseminar práticas que contribuam para o aprimoramento da sustentabilidade, no âmbito do Poder Judiciário do Estado Maranhão.

Podem ser inscritos projetos com a temática da sustentabilidade, que estejam em execução nas unidades jurisdicionais, no Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário do Maranhão, disponível no endereço https://www.tjma.jus.br/hotsite/agem .

Em Ofício Circular (CIRC-NGS – 42023) encaminhado às unidades administrativas e jurisdicionais,  o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf , ressaltou a importância da premiação.

“Ressalto a relevância da iniciativa para promoção de uma cultura de sustentabilidade pautada em ações íntegras, transparentes, ambientalmente corretas, economicamente viáveis, culturalmente diversas, socialmente justas e inclusivas no Poder Judiciário do Estado do Maranhão”, pontuou.

PREMIAÇÃO

A premiação acontecerá durante a Jornada da Sustentabilidade do Judiciário - 2023, promovida em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente e à Semana Nacional do Meio Ambiente, na primeira semana de junho.

Esta edição contemplará as seguintes categorias: Produtividade, Boas Práticas, Liderança Sustentável, Liderança Sustentável Cidadã e Colaborador Parceiro da Sustentabilidade, em conformidade com os critérios de avaliação e metodologia de apuração de resultados definidos na PORTARIA-GP-5182022.

AVALIAÇÃO – BOAS PRÁTICAS

De acordo com o Art. 3º da Portaria GP-5182022 , são critérios para avaliação da categoria “boas práticas”: a) inovação: a prática deve ter sido capaz de provocar mudanças positivas por meio da implementação de novas técnicas, metodologias e outras estratégias criativas; b) exportabilidade: capacidade de permitir a replicação da experiência em outras unidades e organizações; c) efetividade: práticas que comprovadamente contribuam para a sustentabilidade do Judiciário maranhense e estejam vinculadas a indicadores definidos na Resolução nº 400, de 16 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça e/ou no Plano de Logística Sustentável PJMA 2021-2026.

Para avaliação da referida categoria serão escolhidas pela Comissão de Avaliação do Prêmio 3 (três) práticas dentre as publicadas no banco de boas práticas do Poder Judiciário do Estado Maranhão e selecionadas com base nos critérios estabelecidos no Art. 3º da Portaria.

A Comissão de Avaliação do Prêmio terá a seguinte composição: juiz(a) coordenador(a) da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização – AGEM; juiz(a) coordenador(a) do Laboratório de Inovação – ToadaLab; representante da Escola Superior da Magistratura do Maranhão – ESMAM; representante da Associação Nacional dos Desembargadores(as) – ANDES; representante Associação dos Magistrados(as) do Maranhão – AMMA.

PRÊMIO

De acordo com a Portaria GP-5182022, são objetivos da edição 2022 do Prêmio “TJMA Sustentável”: reconhecer os melhores resultados na prestação jurisdicional na área ambiental; reconhecer lideranças que, por meio das suas ações, demonstrem compromisso com a sustentabilidade, buscando soluções de problemas para o desenvolvimento sustentável e para a criação de um ambiente propício a mudanças e com alto grau de motivação das pessoas; além de valorizar colaboradores e colaboradoras que se destacaram no dia a dia das suas atividades, contribuindo de forma efetiva na execução da coleta seletiva e demonstrando compromisso ambiental e social.

Conforme o Art. 5º do documento, a premiação será atribuída da seguinte forma: serão certificadas as unidades que atingirem as metas na categoria produtividade; serão certificadas práticas selecionadas e os homenageados nas categorias liderança sustentável e liderança sustentável cidadã; na categoria colaborador parceiro da sustentabilidade, cada indicado receberá certificado e prêmio. Além disso, a premiação nas categorias previstas no art. 2º, incisos I, II e III (produtividade, boas práticas e liderança sustentável) constará nos assentamentos funcionais.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

 

 

GALERIA DE FOTOS