Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA inaugura nova sede do 2º Juizado Especial de São José de Ribamar

Presidente Paulo Velten destaca importância de unidade moderna que atende 28 bairros do terceiro maior município do Maranhão

29/08/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, nesta segunda-feira (29), a nova sede do 2º Juizado Especial Cível e Criminal do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís. A unidade, que conta com um acervo de 2.375 processos, atende 28 bairros do município com a terceira maior população maranhense, estimada em mais de 180 mil habitantes, segundo o IBGE.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, destacou a importância da unidade num cenário de retomada das atividades presenciais, com as ferramentas da tecnologia disponíveis para aprimorar o serviço da Justiça. A nova sede está localizada na Avenida Conselheiro Hilton Rodrigues (MA-203), nº 5, Edifício Bacuri Center, 2º piso, no Araçagi.

MINUTO DE SILÊNCIO

Na abertura da solenidade de inauguração, o presidente do Tribunal pediu um minuto de silêncio em homenagem à servidora Merinha Sousa, falecida na manhã desta segunda-feira, com 30 anos de serviços prestados ao TJMA, a quem definiu como uma pessoa dedicada ao Poder Judiciário, com alegria e entusiasmo.

Dirigindo-se ao juiz titular, Antônio Agenor Gomes, e aos servidores e servidoras da unidade, o desembargador conclamou todos(as) a seguirem empenhados(as) na prestação de serviços na nova sede.  “Entreguem a melhor jurisdição possível a essa comunidade que tanto precisa, que é sedenta de Justiça. Fazendo isso, sem dúvida nenhuma, poderemos concretizar aquela que é, talvez, a maior missão da nossa atual gestão, que é construir essa Justiça de proximidade, uma Justiça mais acessível, que seja capaz de entregar a prestação jurisdicional de forma adequada e em tempo razoável”.

Paulo Velten descerrou a placa alusiva à inauguração ao lado dos desembargadores Marcelino Everton (2º vice-presidente do TJMA e presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais) e Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça), da juíza Andréa Perlmutter Lago (coordenadora dos Juizados Especiais), do juiz Antônio Agenor Gomes, diretor do Fórum de São José de Ribamar e titular da unidade, além de magistrados, magistradas e outras autoridades presentes ao evento, como o presidente da Associação dos Magistrados, juiz Holídice Barros, e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau.

Logo após a inauguração, já era grande a movimentação de pessoas em busca dos serviços prestados pela unidade. O 2º Juizado Especial Cível e Criminal do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância intermediária, foi criado pela Lei Complementar n° 198/2017 e instalado, inicialmente, no dia 26 de novembro de 2021, na sede do termo.

MAIS PERTO

O juiz Antônio Agenor Gomes explicou que a unidade que agrega 28 bairros atende a uma demanda crescente de processos em São José de Ribamar, notadamente as ações de condomínios, de execução judicial e de cobrança, em razão do crescimento do município. Qualificou de privilégio presenciar a mudança, para que o jurisdicionado fique mais perto. “O Juizado aproximou muito mais a Justiça do cidadão”, frisou.

O desembargador Froz Sobrinho ratificou o entendimento do juiz, ao ressaltar que o Juizado representa a proximidade da Justiça com o cidadão, e elogiou a localização e instalações da unidade, que dispõe de sete ambientes e equipamentos modernos. “O desembargador Velten tem feito um empreendimento muito grande neste sentido, de investirmos não só no prédio moderno, mas no sistema de acesso moderno”, acrescentou.

Na sequência, o desembargador Marcelino Everton lembrou da legislação própria dos juizados, que dá mais agilidade e celeridade aos serviços prestados aos cidadãos. “O mais importante no juizado é a tentativa de conciliação”, resumiu.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, homenageou toda a magistratura na pessoa do desembargador Paulo Velten e contou que a Procuradoria Geral de Justiça criou sete promotorias distritais na capital, a exemplo do objetivo do Judiciário, de se aproximar do cidadão. “Essa inovação, essa rapidez com que a Justiça tem cuidado do nosso povo é que é muito bom para a gente”, elogiou.

O presidente do TJMA entende que o sistema de Justiça vive o seu melhor momento, mas ressaltou que isso se deve também ao trabalho realizado, há muitos anos, por outras gestões e colegas do Tribunal, que trabalharam com afinco pelo aprimoramento da instituição e junto com o Poder Judiciário, e por instituições parceiras, como o Ministério Público, que tem à frente atualmente o procurador-geral Eduardo Nicolau.

O desembargador destacou o cenário de transformação digital dos serviços. “Essa transformação digital se dá, não para o nosso conforto pessoal: não é para o conforto dos juízes, não é para o conforto dos servidores, é para o melhor atendimento da sociedade”.

Para Paulo Velten, essa evolução passa também pela mudança de atitude no atendimento presencial à população. “Receber bem as pessoas, com alegria, prestar serviço com entusiasmo, fazer o bem pelo só fato de que isso é o correto e é o bem a ser feito. Essa deve ser a nossa mensagem diária”.

Também participaram da inauguração os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos Filho, Júlio Praseres, João Francisco Gonçalves Rocha, Luiz Carlos Licar Pereira, Marcelo Libério, Fernando Mendonça e a juíza Teresa Mendes; a presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, Francimar Jacinto; o comandante do Cepan Norte, tenente-coronel Roberto Filho; o delegado da Polícia Civil, Walter Wanderlei, advogados(as) e servidores(as) da casa.

Veja o álbum completo da inauguração.

Nova sede do 2ºJuizado Especial de São José de Ribamar

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS