Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Sistema de Gestão de Contratos será obrigatório a partir de 30 de março no Judiciário

Sistema eSIG é instituído como ferramenta oficial e obrigatória na gestão de contratos administrativos do Judiciário estadual

Publicado em 9 de Jan de 2026, 11h33. Atualizado em 9 de Jan de 2026, 11h59
Por Asscom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Portaria-GP N. 5/2026, prorrogou, para o dia 30 de março de 2026, o prazo inicial de obrigatoriedade para utilização do Sistema de Gestão de Contratos – eSIG como ferramenta oficial para o gerenciamento dos processos de contratação, fiscalização e controle dos contratos administrativos, atas de registro de preços e termos administrativos.

O sistema eSIG foi instituído por meio da Portaria-TJ N. 39752025, que dispõe sobre suaa implantação, gestão e diretrizes operacionais. O eSIG é integrado ao Sistema de Controle Orçamentário – SCO, permitindo sincronização automática de informações relativas a empenhos, pagamentos, execuções físicas e controle de saldos.

Até o dia 30 de março, fica autorizado o uso paralelo dos sistemas atualmente vigentes, com o eSIG em funcionamento assistido e progressivo, com intensificação das ações de capacitação, suporte e ajustes operacionais durante o período de transição.

A prorrogação do início da obrigatoriedade do sistema tem como objetivo assegurar condições adequadas para a análise, manifestação e cumprimento das providências requeridas, preservando a qualidade técnica dos trabalhos e a regularidade dos procedimentos administrativos.

SISTEMA DE GESTÃO DE CONTRATOS - eSIG

De acordo com a Portaria-TJ N. 39752025, o sistema eSIG compreende a gestão e fiscalização de atas de registro de preço, contratos administrativos e termos administrativos para solicitação de contratações oriundas do Plano de Contratações Anual (PCA); gestão de Atas de Registro de Preços (SRP); gestão de contratos administrativos; gestão de termos administrativos (convênios, acordos, permissões e concessões de uso); emissão de documentos vinculados à execução contratual; acompanhamento de saldos, vigências, controle de fases e execução física.

O uso do eSIG será obrigatório para todos os processos de contratação, fiscalização e gestão contratual no âmbito do TJMA, envolvendo gestores, gestoras fiscais, fornecedores e instituições parceiras. 

A implantação do eSIG é coordenada pela Diretoria Administrativa - DA, em conjunto com a Coordenadoria de Gestão de Contratos -CGC.

O eSIG contemplará os perfis de gestor e gestora de contrato; gestor substituto e gestora substituta; fiscal técnico e fiscal técnica; fiscal técnico substituto e fiscal técnica substituta; fiscal administrativo e fiscal administrativa; fiscal administrativo substituto e fiscal administrativa substituta; fiscal setorial; gerenciador e gerenciadora; fornecedor e fornecedora/instituição parceira.

O eSIG deverá ser utilizado obrigatoriamente para execução de todas as atividades de gestão contratual e fiscalização, como o cadastramento de solicitações de contratação vinculadas ao Plano de Contratações Anual (PCA); a gestão das Atas de Registro de Preços (SRP); a gestão dos contratos administrativos; a gestão dos termos administrativos; a emissão de documentos operacionais vinculados às contratações; o acompanhamento de prazos de vigência, saldos financeiros, fases processuais e execução física das contratações, em tempo real; o acesso dos representantes de fornecedores ou instituições parceiras e a utilização dos módulos de apoio para consulta a dados consolidados, relatórios e indicadores gerenciais.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS