Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Sistema Visão foi tema de roda de conversa promovida pelo Toada Lab

Publicado em 24 de Mai de 2022, 16h54. Atualizado em 24 de Mai de 2022, 17h09
Por Gabryella Sousa

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão, Toada Lab, promoveu roda de conversa com o tema “Visualização de Dados Públicos: Aplicações no Judiciário”, no último dia 12 de maio.

O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão pelo Youtube, teve como intuito apresentar ao público o Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (Visão), suas funcionalidades, aplicações e perspectivas de uso, possíveis aproximações entre o uso de dados abertos e o Judiciário, além de promover insights em relação aos dados abertos, no contexto do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O Sistema Visão foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em código aberto, para permitir ser usado, instalado, analisado e aprimorado pela comunidade sem restrições e custos. Um dos principais objetivos do referido sistema é a utilização de dados como forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas.

A Roda de Conversa foi mediada pela laboratorista e analista judiciária, Vanessa Gomes. Contou com a participação do coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do IBICT e doutor em Ciência da Informação pela UnB, Tiago Braga; das mestrandas em Ciência da Informação (UnB), Nathaly Leite e Larissa Araújo; a pesquisadora do IBICT e mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFSCar), Joyce Viana; a doutoranda em Ciência da Informação, Tainá Regly e o cientista da Computação, João Aguiar.

Confira na íntegra o encontro realizado pelo Toada Lab:

 

GALERIA DE FOTOS