Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Sistema Visão foi tema de roda de conversa promovida pelo Toada Lab

24/05/2022
Gabryella Sousa

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão, Toada Lab, promoveu roda de conversa com o tema “Visualização de Dados Públicos: Aplicações no Judiciário”, no último dia 12 de maio.

O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão pelo Youtube, teve como intuito apresentar ao público o Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (Visão), suas funcionalidades, aplicações e perspectivas de uso, possíveis aproximações entre o uso de dados abertos e o Judiciário, além de promover insights em relação aos dados abertos, no contexto do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O Sistema Visão foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em código aberto, para permitir ser usado, instalado, analisado e aprimorado pela comunidade sem restrições e custos. Um dos principais objetivos do referido sistema é a utilização de dados como forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas.

A Roda de Conversa foi mediada pela laboratorista e analista judiciária, Vanessa Gomes. Contou com a participação do coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do IBICT e doutor em Ciência da Informação pela UnB, Tiago Braga; das mestrandas em Ciência da Informação (UnB), Nathaly Leite e Larissa Araújo; a pesquisadora do IBICT e mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFSCar), Joyce Viana; a doutoranda em Ciência da Informação, Tainá Regly e o cientista da Computação, João Aguiar.

Confira na íntegra o encontro realizado pelo Toada Lab:

 

GALERIA DE FOTOS