Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA destaca importância de práticas inovadoras e criatividade no Judiciário

19/10/2021
Danielle Limeira

Em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 19 de outubro de 1901 deu volta ao redor da Torre Eiffel com seu dirigível, foi instituído o Dia Nacional da Inovação no país. Nesta data – que inspira a criatividade e possibilidades infindáveis de inovações – o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inicia uma sequência de vídeos sobre a inovação no Judiciário e sobre a implementação e funcionamento do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário do Maranhão, o ToadaLab. 

São cinco vídeos institucionais veiculados a partir desta terça-feira (19), nos canais oficiais do TJMA, que tratam dos seguintes temas: “O que é inovação?”; “Mas afinal, o que é um laboratório de inovação?”; “Eureka! Tenho uma ideia! Como faço para fazer acontecer?”; “Por que ToadaLab?” e “O que já está rolando no ToadaLab?”.

Os vídeos foram gravados na sede do ToadaLab com a apresentação do coordenador do Laboratório de Inovação, juiz Ferdinando Serejo e por laboratoristas servidores e servidoras do Judiciário.

Assista (abaixo) ao Vídeo #1 “O que é Inovação”, apresentando pelo juiz Ferdinando Serejo e não perca os próximos publicados nas redes sociais.

SOBRE O TOADALAB

Instituído pela Resolução GP nº 682021, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, o ToadaLab iniciou suas atividades desde o dia 11 de janeiro de 2021 e sua sede física inaugurada oficialmente no dia 15 de junho de 2021. Na última sexta-feira (15), o ToadaLab recebeu presencialmente os laboratoristas, em celebração pelo Dia Nacional da Inovação. 

Foto - Laboratoristas

O Laboratório de Inovação nasceu como iniciativa do Comitê de Gestão da Inovação no Poder Judiciário do Estado do Maranhão, que possui como um dos objetivos criar um ambiente criativo e colaborativo onde novos conhecimentos e ideias possam ser facilmente compartilhados e desenvolvidos.

O ToadaLab atua com base nos seguintes pilares: Inovação; Criatividade; Tecnologia; Baixo Custo; Fácil Implementação; Desenvolvimento de Competências; Trabalho Colaborativo, Flexível e Integrado e Soluções eficazes para a sociedade como destinatária final.

Compete ao Laboratório de Inovação desenvolver e difundir práticas inovadoras, de forma colaborativa, com foco na efetividade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário do Maranhão.

Além disso, deve atuar de forma articulada junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão, à Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e à Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e em unidades relacionadas à inovação.

O ToadaLab também desenvolve projetos e constrói soluções que envolvem pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados, visando a resolução de problemas ou necessidades relacionadas às atividades do Poder Judiciário Maranhense, além de viabilizar meios para que os proponentes da inovação obtenham orientação adequada para a concepção da proposta e mentoria.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS