Concluída a 2ª Turma do Curso Gestão de Indicadores Estratégicos

17/09/2021
Ascom/TJMA

Com iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio da Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira (CAEDNC), foi encerrada na última terça-feira (14), a programação de atividades referentes à segunda turma do curso Gestão de Indicadores Estratégicos. 

O evento – que teve repercussão bastante positiva entre os participantes - foi realizado em parceria com o instituto Bressan, com oferta de 100 vagas destinadas a magistrados (as) e servidores (as) de diferentes unidades judiciárias e administrativas de todos os polos do Maranhão, bem como às unidades da Corregedoria e do Tribunal de Justiça.

A ação de treinamento foi conduzida pela professora Cyndia Bressan, de forma remota, por meio da plataforma Zoom, e contou com a participação do Professor Me. Leonardo Eloy, coordenador de comunicação e processos do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), que demonstrou como os objetivos e os indicadores podem ser visualizados de maneira objetiva e ao mesmo tempo transparente para facilitar o acompanhamento por meio do dashboard, uma ferramenta de gestão da informação que ajuda no acompanhamento e na exibição de indicadores-chave de performance (KPIs), métricas e dados que indicam a saúde de um negócio, setor ou processo.

 Segundo o juiz coordenador do Laboratório de Inovação do Judiciário Maranhense (ToadaLab), Ferdinando Serejo, “a capacitação em indicadores é essencial para que o gestor possa refletir sobre como medir o progresso de sua unidade. É também um passo importante para a própria escolha das métricas adequadas para os objetivos.” 

Para a subdiretora-geral do TJMA, Mariana Clementino, “talvez o momento de hoje traga essa percepção, mais do que nunca, de importância das pessoas nas organizações. Então, por mais que os participantes imaginem que fossem trabalhar a técnica muito voltada para o planejamento, tudo está bastante focado em pessoas. E trazer essa preocupação para o poder público é muito importante porque são as pessoas que fazem a coisa pública, e os resultados vêm delas.”

Na visão da ministrante do curso, Cyndia Bressan, “nas duas turmas do curso de indicadores para o Tribunal de Justiça do Maranhão, avaliamos todo o percurso das mudanças do mundo, o mundo BANE, toda a contribuição que esse mundo frágil, ansioso, não linear e sobretudo incompreensível, traz para as necessidades de mudanças, e mudanças constantes na gestão, nos processos. Trabalhamos sobre a importância da estratégia e sobretudo dos seus indicadores e objetivos relacionados a esse modelo estratégico, aos planejamentos e a importância da entrega; finalizamos com o perfil pessoal de cada servidor necessário para a entrega de resultados, para a entrega dos indicadores que fazem com que o tribunal exerça a sua estratégia e missão.”

É importante destacar que o curso sobre gestão de indicadores estratégicos foi promovido em cumprimento da Meta 11, estabelecida pelas Metas de Gestão para o Biênio 2020-2022. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

 

GALERIA DE FOTOS