Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Rádio Web do TJMA completa seis anos fortalecendo a comunicação institucional

13/05/2021
Ascom/TJMA

A Rádio Web Justiça do Maranhão completa, nesta quinta-feira (13), seis anos de relevantes serviços prestados à comunicação institucional do Tribunal de Justiça, oferecendo aos seus ouvintes uma programação que preza pelo interesse público, com todos os lados da informação.

Utilizando as potencialidades oferecidas pela mídia digital, para um público cada vez mais conectado à tecnologia, a emissora transmite  – online – serviços, notícias de julgamentos, reportagens, entrevistas e atos dos órgãos da Justiça do Maranhão.

Os assuntos vão desde ações institucionais, cultura, notícias do dia, música, além de entrevistas e coberturas das sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, em especial a sessão plenária da Corte estadual.

Órgão de comunicação oficial do Poder Judiciário maranhense, a emissora foi implantada a custo zero, em 2015 – na gestão da então presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire – utilizando os próprios recursos tecnológicos existentes na Corte, com foco nas ações do Tribunal, da Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e demais órgãos.

A emissora foi idealizada pelo jornalista Antonio Carlos Lua, assessor-chefe de comunicação da presidência do TJMA. Por meio de desktop (computador de mesa), notebook, tablet ou celular, o ouvinte tem acesso às informações, cobertura de sessões do TJMA, além de uma programação musical de qualidade. 

“Desde a sua criação, a rádio vem usando conceitos inovadores e conteúdo profissional, para levar mais longe a mensagem do Poder Judiciário, mostrando ao mundo que o sentido de Justiça existe e deve, cada vez mais, ser ampliado com o sistema de comunicação sem fronteiras, aprimorando o intercâmbio de informações entre o Poder Judiciário e a sociedade”, frisou Antonio Carlos Lua, acrescentando que “a ideia é aproveitar o potencial da tecnologia digital para construir cidadania”.

PRIMEIRA TRANSMISSÃO

A primeira transmissão oficial da Rádio foi uma audiência pública da Ouvidoria do Poder Judiciário, comandada à época pelo desembargador Paulo Velten, que incentivou a instalação da emissora no âmbito do Poder Judiciário. O suporte tecnológico foi garantido pelo assessor jurídico, Antony Luso, que também é um dos precursores da Rádio Web Justiça do Maranhão  esteve envolvido em todo o processo de implantação da emissora. O equipamentos da rádio foram disponibilizados pela Diretorka de Informárica, na época, tinhoa diretor Jorje Oliveira, também incentivador do projeto.

A parte musical traz uma programação diferenciada, mas o foco do veículo de comunicação é mesmo a razão de ser do Judiciário, que é o jurisdicionado. “É um novo jeito de transmitir justiça ao cidadão”, afirma Antonio Carlos Lua.

ÓRGÃO OFICIAL

Em dezembro de 2018, na gestão do então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo, a emissora foi instituída – por meio de Resolução – como como órgão oficial de comunicação dentro da estrutura do Judiciário.

Com isso, a Rádio Web Justiça do Maranhão deixou de ser apenas um veículo de difusão de notícias e serviços para se tornar órgão oficial de comunicação  com diversas atribuições institucionais.

“A medida veio reconhecer a importância da emissora para o Poder Judiciário, para a comunicação institucional e para a sociedade, levando a ela as informações de interesse público, com uma programação pluralista, diversificada com o compromisso com os valores éticos e institucionais do Poder Judiciário”, ressaltou o jornalista Antonio Carlos Lua, assessor-chefe de comunicação do TJMA.

Para Antonio Carlos Lua, a emissora tem cumprido o seu papel institucional, divulgando as ações do Poder Judiciário e aprimorando o intercâmbio de informações com a sociedade. “A rádio se consolidou como veículo de comunicação, oferecendo uma programação de qualidade a um público cada vez mais conectado à tecnologia”, ressaltou.

A emissora atinge hoje 111 países de todos os continentes, com mais de 100 mil acessos mensais de ouvintes, transmitindo, em plataforma digital, serviços, notícias de julgamentos, reportagens, entrevistas e atos dos órgãos da Justiça do Maranhão.

ACESSO

Por meio de desktop (computador de mesa), notebook, tablet ou celular, o ouvinte da Rádio Web Justiça do Maranhão tem acesso às informações sobre o trabalho do Poder Judiciário, cobertura de sessões do TJMA, além de uma diversificada programação musical.

Além do Tribunal de Justiça, o noticiário tem foco nas ações da Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e demais órgãos do Poder Judiciário.

A grade de programação da emissora inclui também a parte musical com jazz, blues e outras vertentes encontradas em países da África, Ásia,Ocenia, Europa e Oriente Médio.

TRANSPARÊNCIA

Estão também entre suas funções, a tarefa de dar caráter informativo às atividades institucionais, educativas, culturais e artísticas desenvolvidas no Judiciário, além de informar, com transparência, à comunidade jurídica e à sociedade civil organizada, os julgamentos das sessões das câmaras cíveis e criminais isoladas, câmaras cíveis e criminais reunidas e das sessões plenárias administrativas e jurisdicionais do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A emissora divulga, sistematicamente, as campanhas institucionais sobre os projetos sociais, ambientais e de saúde, eventos, congressos, seminários, cursos, treinamentos e palestras promovidas pelo Poder Judiciário do Maranhão.

APROXIMAÇÃO COM SOCIEDADE

Definem-se ainda como atribuições da emissora o trabalho de divulgar as ações de responsabilidade social e ambiental do Judiciário e aproximá-lo da sociedade, dando visibilidade aos projetos e ações institucionais de cunho social, voltadas para a cidadania.

A utilização de ferramentas da comunicação radiofônica para estabelecer o diálogo entre órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, escolas, universidades e entidades da sociedade civil são também funções da emissora, que hoje  atua não só no aperfeiçoamento do diálogo institucional, mas também como veículo difusor dos valores culturais do Maranhão.

A transmissão de palestras pedagógicas sobre temas ligados à saúde do servidor e boas práticas no ambiente de trabalho também é uma prioridade da rádio, que é ouvida em países como Argentina Ucrânia, Japão e Uganda. Depois do Brasil, que lidera o número de acessos, os nove países onde a rádio é mais ouvida são: Estados Unidos, China, Japão, Rússia, Alemanha, Reino Unido, Coreia do Sul, Canadá e França.

Servidores, magistrados e ouvintes em geral se conectam à programação, que possui notícias do Poder Judiciário maranhense, programas de perfil jurídico e cultural, música, além da transmissão, ao vivo, de todas as sessões das câmaras e do Pleno do TJMA, de segunda a sexta.

Campanhas e serviços oferecidos ao cidadão pela Justiça estadual são divulgados nos intervalos entre músicas e noticiários. Entrevistas exclusivas com magistrados esclarecem dúvidas dos jurisdicionados. Palestras, seminários e inaugurações, também transmitidos em tempo real, levam informação e conhecimento, desde a inauguração da emissora.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS