Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Coordenadoria Estadual da Mulher do TJMA funcionará em novo endereço

A nova sede foi entregue durante solenidade virtual nesta sexta

07/05/2021
Amanda Campos e Andréa Colins

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, e o presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargador Cleones Cunha, inauguraram a nova sede da CEMULHER, que passa a funcionar no Centro Guaxenduba, casarão situado na Rua de Nazaré, n° 58, próximo ao Palácio da Justiça, no Centro Histórico de São Luís.

A entrega das novas instalações foi realizada por meio de solenidade virtual, na manhã desta sexta-feira (7), com transmissão pelo canal oficial do Tribunal no Youtube (youtube/tjmaoficial). 

Participaram do evento virtual os desembargadores Paulo Velten (corregedor-geral da Justiça), Jorge Rachid (presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA), Francisca Galiza, Marcelino Everton e Marcelo Buhatem, presidente da Associação Nacional dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 

Estavam presentes, ainda, os juízes Holídice Barros (presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão); Júlio Praseres (assessor da Cemulher), Rosária de Fátima Duarte (titular da 1ª Vara Especial da Mulher) e Lúcia Helena Heluy (titular da 2ª Vara Especial da Mulher). 

 

SOLENIDADE VIRTUAL

O evento foi aberto pelo desembargador Cleones Cunha, que destacou ser um momento de gratidão por conta do novo espaço de funcionamento da Coordenadoria da Mulher, conquistado através dos esforços do Judiciário e da Arquidiocese de São Luís. “Agradeço ao desembargador Lourival Serejo, que teve o olhar sensível e a iniciativa de perceber o casarão como novo espaço para a Cemulher e ao arcebispo Dom José Belisário da Silva, por permitir a concretização dessa ideia, um grande presente para todos nós”, revelou. 

O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, expressou alegria e satisfação pela reinauguração da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.Na solenidade, o presidente reforçou que continuará dando o apoio necessário ao órgão.

“Precisamos desenvolver uma atuação ainda mais forte no âmbito da Justiça, pois não podemos mais admitir que essa cultura - da violência doméstica - se afirme em nosso Estado. Juntos, iremos combater esse problema que, infelizmente, tem se tornado uma nova pandemia em nosso país”, salientou.  

Em seu discurso, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional da Coordenadoria da Mulher. “A Corregedoria apoia todas as ações desenvolvidas pela Cemulher e por toda a Justiça maranhense, com extremo comprometimento. É um trabalho voltado para a emancipação feminina, uma grande etapa que cumprimos na nossa agenda de direitos humanos”, afirmou.  

REFORMA E HISTÓRIA

O prédio passou por reparos em sua estrutura e recebeu adaptações da Diretoria de Engenharia do Tribunal, de acordo com o plano de obras da gestão da presidência do TJMA. 

As novas dependências da Coordenadoria Estadual da Mulher são compostas por sala da presidência e juízes auxiliares, coordenação administrativa, sala de equipe multidisciplinar e sala de reunião. Na reforma predial foram incluídos almoxarifado, banheiros adaptados, área de apoio, além de copa e cozinha. 

O prédio – que pertencia à arquidiocese de São Luís – foi denominado pelo ex-arcebispo da capital, Dom Delgado, como Centro Guaxenduba, dirigido, na época, pelo cônego Frederico Chaves, sendo destinado a receber alunos universitários que vinham do interior do estado.

CEMULHER

Presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, a Cemulher conta com a assessoria de dois juízes de Direito e equipe multiprofissional formada por coordenador administrativo, analistas judiciários, de Serviço Social, Psicologia e Direito. Ainda técnico judiciário, pessoal administrativo e estagiários.

Em sua nova sede, estão sendo consideradas as medidas sanitárias necessárias para o retorno presencial de trabalho e atendimento ao público mediante o atual cenário epidemiológico de Covid-19 no Estado e conforme a Portaria-GP 3192021, que disciplina o retorno do atendimento presencial no âmbito do Judiciário maranhense, desde o último dia 3 de maio.

A Cemulher é um órgão permanente de assessoria da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão. Em uma década de atuação, mobiliza ferramentas de proteção às mulheres e de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

MÍDIAS

Durante a solenidade, foi exibido vídeo de apresentação da nova sede da Cemulher, produzido pela Assessoria de Comunicação do TJMA.
Assista abaixo: 

 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS