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CIDADÃO | Ouvidoria divulga resultado do primeiro ano de implantação da Pesquisa de Satisfação do Judiciário maranhense

Publicado em 23 de Jul de 2020, 0h00. Atualizado em 23 de Jul de 2020, 0h00
Por ASCOM

A Pesquisa de Satisfação “O Judiciário quer ouvir você!” traz o resultado de 293 respostas colhidas após um ano de implantação, no dia 8 de julho de 2019. A pesquisa – promovida pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Maranhão, que tem como ouvidor, o desembargador Kléber Carvalho – tem o intuito de estimular os usuários externos a avaliarem a qualidade dos serviços prestados pelas unidades judiciais e administrativas.

A iniciativa – implementada durante a gestão do desembargador José Luiz Almeida e que tem continuidade na gestão do desembargador Kléber Carvalho – é realizada mediante o preenchimento de formulário disponibilizado em link no Portal do Judiciário (na área da Ouvidoria, na seção Pesquisa de Satisfação) e também divulgada nas Redes Sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial).

RESULTADO

Segundo os dados – entre os dias 8 de julho de 2019 e 7 de julho de 2020 – das 293 pessoas que responderam à pesquisa, quase metade delas já procuraram o Judiciário muitas vezes para resolver alguma situação (49,8%), sendo que 13,7% avaliaram o atendimento feito por servidores como excelente e 27,3% como bom. 

No tocante à Conciliação, 86,7% responderam que conhecem o papel da conciliação como meio de resolução de conflito. Mais da metade dos entrevistados (52,9%) informaram já ter recorrido à Conciliação para resolver um conflito. Quanto à afirmação que a conciliação é a forma mais rápida e eficaz de evitar conflitos, 47,1% dos usuários informaram que concordam em parte, 23,5% concordam totalmente; 14% discordam em parte; 10,6% discordam totalmente e o restante não soube opinar.

Quanto à estrutura espacial, no tocante à sinalização e informação para localizar o setor desejado, 8,2% consideram excelente, 36,5% consideram boa, 36,2% acham regular, 15,4% 19,1% consideram ruim e 3,8% não souberam opinar.

LEGISLAÇÃO

A pesquisa é um cumprimento ao Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei nº 13460/2017), que estabelece a avaliação periódica dos serviços por parte de seus usuários como ferramenta para aferir sua qualidade, visando promover melhorias através dos dados coletados.

A Lei estabelece, em seu artigo 23, que os órgãos públicos deverão avaliar os serviços prestados, nos seguintes aspectos: satisfação do usuário com o serviço prestado, qualidade do atendimento prestado ao usuário, cumprimento dos compromissos e prazos definidos para a prestação dos serviços, e quanto às medidas adotadas pela administração pública para melhoria e aperfeiçoamento da prestação do serviço. Os dados pessoais recolhidos pela pesquisa são protegidos e não serão divulgados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018.

Para mais informações sobre o resultado da Pesquisa de Satisfação do Judiciário, acesse a página da Ouvidoria do TJMA no Portal do Judiciário do Maranhão

RESPONDA AQUI A PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DO MARANHÃO

Comunicação Social do TJMA
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