O desembargado José Bernardo Silva Rodrigues participou, em Brasília (DF), nos dias 24 e 25 deste mês, do III Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun), cujos debates e palestras tiveram como local a sede do Tribunal Regional do Distrito Federal.
No encontro – onde foi feita uma reflexão sobre a Magistratura brasileira – o desembargador do Tribunal de Justiçado Maranhão, José Bernardo Rodrigues da Silva foi saudado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonsêca, recebendo o aplauso das juízas e juízes negros presentes no evento.
Para o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, o Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros é um fórum de qualificação elevada e tem o olhar voltado ao sistema de justiça nacional.
Durante o evento, foi discutida a representatividade da magistratura, tanto para os juízes negros, como para uma sociedade, com o entendimento de que a projeção racial e indispensável para a realização do pluralismo de ideias, fundamento do Estado Democrático de Direito, do qual o Judiciário não está excluído.
O Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros celebrou os 50 anos da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação racial, conforme campanha internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).
Tendo em vista que as magistradas e os magistrados negros do Brasil vêm tratando do racismo estrutural e da representação da população negra nos espaços de poder, o Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros promoveu a reflexão aberta sobre preconceito racial, com o olhar voltado ao sistema de justiça, na busca de soluções.
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370