Poder Judiciário/Mídias/Notícias

SEEU | Sistema Eletrônico de Execução Unificado entra em funcionamento no dia 1º de outubro no TJMA

Publicado em 27 de Set de 2019, 12h20. Atualizado em 27 de Set de 2019, 12h20

Após uma força-tarefa para implantação no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que contou com esforços de diversos setores do Tribunal e equipes do Conselho Nacional de Justiça, o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) passará a funcionar efetivamente no Judiciário maranhense no próximo dia 1º de outubro, terça-feira.

O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) faz parte do programa Justiça Presente – instituído na gestão do ministro Dias Toffoli – uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) voltado ao enfrentamento da crise do sistema penal no Brasil.

O sistema será obrigatório em todos os tribunais até o final de 2019 para a tramitação de processos de execução penal, sem a possibilidade de adesão por interoperabilidade, determinada pela Resolução nº 280, aprovada em 9 de abril de 2019 pelo CNJ, com critérios quanto a prazos e governança do sistema.

A ferramenta viabiliza a apreciação, no tempo certo, dos benefícios prisionais, como progressões de regime, livramento condicional, comutações e indultos; oferece a possibilidade de acesso digital simultâneo aos autos e movimentações por meio de computadores, tablets ou smartphones.

TRABALHO – A primeira etapa da força-tarefa consistiu na digitalização dos processos físicos de Execução Penal e exportação dos processos eletrônicos do Sistema VEP/CNJ para o formato PDF. Após a digitalização dos processos e armazenamento dos PDF’s, a equipe do CNJ – coordenada pelo juiz José Vidal de Freitas Filho (TJPI) – cumpriu a segunda etapa, que consistiu em treinamento, cadastro e implantação do SEEU, com juízes e servidores.

A equipe do CNJ também ofereceu treinamentos sobre a utilização da ferramenta para defensores públicos, promotores de Justiça, advogados e representantes da Secretaria de Estado de Administração Prenitenciária (SEAP).

Com a implantação do SEEU, foram migrados todos os processos da competência de execução penal em tramitação no Poder Judiciário do Maranhão, com a devida baixa no sistema VEP/CNJ.

Para saber mais sobre o SEEU, acessar tutoriais e manuais, basta acessar o HOTSITE DO SEEU.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

GALERIA DE FOTOS