Poder Judiciário/Mídias/Notícias

MEIO AMBIENTE | Campanha “Destralhe” é lançada na abertura da Semana do Meio Ambiente

Publicado em 5 de Jun de 2018, 17h47. Atualizado em 5 de Jun de 2018, 18h08

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, lançou, oficialmente, a campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, realizada nesta terça-feira (5), no Centro Administrativo do Poder Judiciário (Centro). A ação institucional é uma das ações previstas na Resolução 201/15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também no Plano de Logística Sustentável do Tribunal, cuja Comissão Gestora tem como presidente o desembargador Jorge Rachid.

A campanha – iniciada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) - tem como objetivo incentivar o uso racional e inteligente dos materiais de expediente e permanentes por servidores e magistrados.

Para o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, o Núcleo Socioambiental desenvolve uma política institucional relevante, que representa um marco histórico na trajetória da Corte e cuja materialização é fruto do importante trabalho desenvolvido pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal.

“Nossa responsabilidade socioambiental se confunde com o nosso próprio papel de servir à sociedade. Temos consciência da influência das nossas ações e de como elas influenciam o fim último de nossos esforços, que é o bem-estar de toda a sociedade, que está profundamente associado a uma ordem ambientalmente sustentável”, enfatizou Joaquim Figueiredo.

DESTRALHE - Na prática, a ação vai receber o que está sem uso pelos setores. Para isso, os materiais de expediente poderão ser devolvidos nos containers que serão disponibilizados nos prédios centrais das comarcas.

Nas unidades judiciais com número menor de servidores e setores, a separação pode ser feita no próprio local para coleta pelo Núcleo Socioambiental, conforme agendamento pela unidade.

Já os materiais de informática, como toners, impressoras, monitores, estabilizadores, nobreaks e outros, poderão ser devolvidos por meio de ofício para a Diretoria de Informática. Em relação aos materiais permanentes, como móveis, cadeiras e mesas, a devolução pode ocorrer pelo Digidoc no assunto “Devolução de Material Permanente”.

O desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, ressaltou que a campanha é uma forma de proteger o meio ambiente dentro da proposta de reduzir a produção de resíduos e também de economicidade ao incentivar a reutilização dos materiais e bens de consumo, além de dar uma destinação ambientalmente adequada ao que estiver inservível.

“Mais do que o estímulo ao uso racional dos materiais de expediente e permanentes, estamos ajudando para que haja mais sustentabilidade e menos desperdício no meio ambiente”, afirmou o magistrado.

Durante o evento, o desembargador agradeceu, ainda, o apoio recebido pela Diretoria Administrativa (Coordenadoria de Material e Patrimônio) e Diretoria de Informática (Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos) para a execução do projeto.

ENERGIA – No ocasião, foi entregue o projeto de eficiência energética, executado no Centro Administrativo pela Cemar, por meio da troca das lâmpadas do prédio de comuns por led, sem custos para o Poder Judiciário do Maranhão. “Esse projeto vai proporcionar significativa economia para o Poder Judiciário, graças a uma importante parceria institucional”, assinalou o desembargador Jorge Rachid. 


Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

 

 

GALERIA DE FOTOS