A violência de gênero, principalmente contra as mulheres, é o tema do programa “Justiça Cidadã”, neste sábado (12), ao meio-dia, na TV Assembleia (Digital, Canal 51.2 – TVN, Canal 17). De acordo com relatórios oficiais, 12 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. A edição vai apresentar o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), órgão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), para combater e reduzir os índices alarmantes. O programa é reapresentado às segundas e quartas, às 21h.
No estúdio, a presidente da Cemulher, desembargadora Angela Salazar, e a coordenadora administrativa do órgão, Danyelle Bitencourt, vão falar sobre medidas que estão sendo tomadas para criar uma realidade mais segura para as mulheres no Maranhão.
O programa apresentado por Heider Lucena e Amanda Campos cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, segundo os quais houve 4.473 homicídios dolosos de mulheres no ano passado, sendo 946 casos de feminicídio. No Maranhão tramitam mais de 33 mil processos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A edição vai contar quais os principais tipos de crimes cometidos e quem são os agressores. Também serão abordadas as atividades da equipe da Cemulher, que tem viajado pelo estado sob o comando da desembargadora Angela Salazar, aspectos das leis do Feminicídio e Maria da Penha, esta última, inclusive, tema do quadro “Fala aí, juiz”, que terá esclarecimentos prestados pela juíza Lúcia Helena Heluy. Já o quadro “Juridiquês” vai explicar o que é a expressão “in albis”.
O PROGRAMA - O “Justiça Cidadã” é produzido por profissionais das Assessorias de Comunicação do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça, com informações de todos os órgãos do Judiciário estadual, a exemplo da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), em parceria com toda a equipe da TV Assembleia. Os editores-chefes são os jornalistas Antonio Carlos de Oliveira e Juliana Mendes.
A cada edição semanal, novos entrevistados vão dar informações e tirar dúvidas sobre áreas específicas de atuação do Judiciário maranhense. O público pode colaborar com perguntas e informações pelo Whatsapp do programa (98) 98880-4461, ou ainda se informar pelo Telejudiciário (0800-707-1581).
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300