Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ministério Público usará sistemas eletrônicos desenvolvidos pelo TJMA

Publicado em 16 de Jul de 2013, 14h12. Atualizado em 16 de Jul de 2013, 14h22

Os sistema Digidoc e Jurisconsult – utilizados no gerenciamento de processos administrativos e na movimentação processual do Tribunal de Justiça do Estado – passarão a ser utilizados pelo Ministério Público Estadual. A concessão foi aprovada nesta terça-feira (16), por meio de termo de cooperação técnica assinado pelo presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, e a procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha.

Para Guerreiro Júnior, a parceria significa um salto tecnológico na prestação jurisdicional promovida pelos dois órgãos. “Ganha não só o Ministério Público, que poderá agilizar seu trâmite interno de processos administrativos, mas também o cidadão maranhense, que terá maior comodidade na consulta aos processos em andamento”, disse.

Desenvolvido pela Diretoria de Informática do TJMA, o Digidoc permite, além das funções de abertura e movimentação de documentos e processos administrativos, a elaboração de documentos, despachos, pareceres, decisões e demais diligências, por meio de seu editor de texto. Tudo é feito eletronicamente, sem a necessidade, em alguns casos, de geração de documentos físicos (em papel). Já o Jurisconsult, fornece informações on line sobre acompanhamento processual.

“Pretendemos dar maior modernidade e celeridade aos serviços do Ministério Público, garantindo um melhor atendimento à sociedade maranhense”, afirmou Regina Rocha.

A procuradora também solicitou ao TJMA doações de parte de terreno pertencentes ao Tribunal, para a construção de sedes da Promotoria de Justiça nas comarcas de Buriticupu, São Raimundo das Mangabeiras e Riachão.

O presidente determinou levantamento de áreas disponíveis junto aos fóruns das comarcas, a fim de formalizar o processo de concessão.

Participaram da reunião, o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Terezinha de Jesus Guerreiro Bonfim, e a diretora-geral do TJMA, Sumaya Heluy.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS