DIARREIAS e GASTROENTERITES - 29/09/2025
Esses adoecimentos representam importantes problemas de saúde e uma das causas existentes como motivo de licença para tratamento de saúde. As primeiras caracterizam-se por desarranjo intestinal e aumento no número de evacuações amolecidas ou líquidas, capazes de provocar desidratação. Os germes causadores da diarreia podem chegar ao ser humano pela boca, através da água ou estar em alimentos contaminados, sendo que a maioria é causada por vírus, bactérias ou parasitas.
Destaca-se como as principais complicações das diarreias: a desidratação, diarreias de repetição, retardo do desenvolvimento do peso e da estatura em crianças. O tratamento se baseia em manter princípios de hidratação e manutenção da alimentação adequada, tais como ingerir líquidos como o soro caseiro, sucos, sopas e alimentos adequados, observando possíveis sinais de desidratação.
Alguns sintomas de desidratação são: diminuição da quantidade de urina, olhos fundos, boca e língua secas, ausência de lágrimas, e afundamento da fontanela (moleira) em crianças.
A prevenção se baseia em manter bons hábitos de higiene tais como beber somente água filtrada, fervida ou tratada; manter os depósitos de água sempre limpos e fechados, manter a higiene da casa, utensílios e fogão; lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos; proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos e lavar cuidadosamente frutas e verduras.
As segundas, as gastroenterites, caracterizam-se como inflamações que afetam o estômago e intestinos, causando uma série de sintomas como diarreias, vômitos, cólicas, náuseas, febre e mal-estar. Os responsáveis por essas alterações podem ser vírus (rotavírus, por exemplo), bactérias, parasitas ou até mesmo de origem não infecciosa como ingestão de toxinas químicas ou medicamentos.
O tratamento é realizado de forma sintomática e de acordo com a causa da gastroenterite. A reidratação é um dos recursos necessários e podem ser prescritos medicamentos, porém os antibióticos deverão ser usados apenas em caso de infecções bacterianas. A prevenção deverá ser feita através da higiene pessoal como lavar bem as mãos com água e sabão antes de se alimentar e manter a higiene dos alimentos, lavando adequadamente frutas e verduras, ingerir água filtrada, fervida ou tratada, sendo que, no Brasil, a vacinação contra rotavírus é uma eficiente aliada para prevenir doenças em crianças.