Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA entrega tablets e capacita facilitadores do Polo de Imperatriz

Pessoas que atuam em 17 Pontos de Inclusão Digital do Polo receberam os equipamentos, durante a nona edição do programa Encontros Regionais

Publicado em 25 de Set de 2025, 9h30. Atualizado em 24 de Set de 2025, 17h58
Por Paulo Lafene

O Tribunal de Justiça do Maranhão entregou tablets e capacitou facilitadores e facilitadoras das comarcas que compõem o Polo de Imperatriz, nesta quarta-feira (24/9), durante a nona edição do programa Encontros Regionais, que está sendo realizado na Faculdade Anhanguera, no município. São pessoas que atuam nos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do programa “Justiça de Todos”.

Com os dois novos pontos inaugurados na terça-feira, dia 23, nos povoados Piquiá e Novo Bacabal, na comarca de Açailândia, o TJMA passou a contar com 129 PIDs em todo o estado.

A rede digital já instalada no Maranhão permite o acesso de pessoas à Justiça, a partir de locais distantes das sedes das comarcas e até dos termos judiciários, evitando grandes deslocamentos para a população dessas localidades.

Foto horizontal: TJMA entrega tablets e capacita facilitadores do Polo de Imperatriz. Em primeiro plano, a imagem mostra a visão da parte de trás da plateia, que está sentada em mesas enfileiradas. Alguns usam seus celulares e notebooks. No segundo plano, à frente da plateia, estão duas pessoas em pé, o juiz José Jorge Júnior e a juíza Tereza Nina. A mulher à direita tem cabelos loiros longos e está vestindo uma blusa preta de manga comprida. Ela segura um microfone preto com a mão direita, enquanto gesticula com a mão esquerda. O homem ao seu lado, à esquerda, veste um terno azul-marinho, camisa social azul-clara e uma gravata com o mesmo tom da camisa. Ele está de pé, olhando para a plateia.

A entrega de 17 tablets a facilitadores/as de igual número de PIDs, integrantes de oito comarcas, foi conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace); e pelo juiz auxiliar da Presidência, José Jorge Figueiredo Júnior, com atuação na Tecnologia da Informação, com o auxílio de juízes e juízas das comarcas contempladas.

Receberam tablets, os facilitadores e as facilitadoras dos seguintes municípios e povoados e suas respectivas comarcas:

  • Cidelândia (Açailândia)
  • São Francisco do Brejão (Açailândia)
  • Formosa da Serra Negra (Grajaú)
  • Itaipava do Grajaú (Grajaú)
  • Aldeia Bacurizinho (Grajaú)
  • Davinópolis (Imperatriz)
  • Governador Edison Lobão (Imperatriz)
  • Ribamar Fiquene (Montes Altos)
  • Comunidade Indígena Krikati (Montes Altos)
  • Sítio Novo (Montes Altos)
  • Campestre do Maranhão (Porto Franco)
  • Lajeado Novo (Porto Franco)
  • São João do Paraíso (Porto Franco)
  • Vila Nova dos Martírios (São Pedro da Água Branca)
  • Buritirana (Senador La Rocque)
  • Piquiá (Açailândia)
  • Povoado Novo Bacabal (Açailândia)

“A gente vai poder fazer mais de um atendimento: atende no tablet, atende no computador, então, com certeza, vai facilitar o atendimento da população”, disse Jardel Andrade, facilitador do PID de Formosa da Serra Negra.

“O tablet vai colaborar muito com o nosso trabalho, tendo em vista que vai facilitar o maior número de atendimentos da nossa sala, onde a gente tinha apenas um computador”, acrescentou Jakeline Milhomem, facilitadora do PID de Sítio Novo.

CAPACITAÇÃO

O juiz José Jorge Figueiredo Júnior e a juíza auxiliar de Entrância Final Karine Castro reuniram os facilitadores e as facilitadoras das 12 comarcas do Polo de Imperatriz para cursos sobre temas relacionados às suas atividades.

A capacitação organizada pelo juiz José Jorge Figueiredo Júnior é para padronizar o atendimento realizado pelos facilitadores/as para os usuários/as dos PIDs. Segundo o magistrado, compreende todo o manual, que tem sido padronizado, organizado e atualizado, anualmente.

Foto horizontal: TJMA entrega tablets e capacita facilitadores do Polo de Imperatriz - curso com juiz José Jorge Júnior. Em primeiro plano, do lado esquerdo da imagem, o juiz, homem de terno preto e barba está de frente para a plateia. Ele sorri e segura algo nas mãos, enquanto conversa com os participantes. Ao fundo, uma mulher com cabelos longos e escuros está de costas, arrumando itens em uma mesa ao lado de um bebedouro. No lado direito e no centro da imagem, estão os participantes do evento. A plateia é composta por homens e mulheres, que estão sentados em mesas enfileiradas. Alguns estão sorrindo, outros conversando e alguns olham para frente, acompanhando a palestra. A sala tem paredes brancas e uma lousa de cortiça azul no fundo.

Alguns deles estão conosco desde o começo do projeto, alguns entraram no começo deste ano, com a alteração da gestão municipal, então, o objetivo dos Encontros Regionais e da capacitação desses facilitadores é garantir que eles realizem o atendimento da melhor forma possível ao cidadão e de uma forma uniforme, padronizada, seguindo todos os critérios do projeto", explicou José Jorge Figueiredo Júnior.

Clara Soares e Lucas Andrade, facilitadora e facilitador dos recém-instalados PIDs nos povoados do Piquiá e Novo Bacabal, respectivamente, tiveram a primeira experiência de contato com a nova atividade, por meio do curso.

“Espero agregar bastante, para auxiliar os cidadãos que residem em Novo Bacabal e oferecer um ótimo serviço”, avaliou Lucas Andrade.

“Foi muito maravilhoso aprender mais sobre o que a gente vai trabalhar e ter um pouquinho mais de técnicas de como trabalhar com o público que a gente quer alcançar”, completou Clara Soares. 

MEDIDAS PROTETIVAS

A juíza Karine Castro apresentou o “Curso para facilitadores: medidas protetivas de urgência”. A intenção é difundir o conceito básico do tema para as pessoas que atuam nos PIDs.

A magistrada explicou que facilitadores e facilitadoras atuam no cadastro da medida protetiva de urgência para as vítimas, no sistema do portal do TJMA. Acrescentou que, para que eles e elas saibam como fazer a abordagem e por que a medida protetiva precisa ser feita, já que a maioria não é da área jurídica, é muito importante que tenham o mínimo de conhecimento.

Foto horizontal: TJMA entrega tablets e capacita facilitadores do Polo de Imperatriz - curso com juíza Karine Castro. Em primeiro plano, do lado esquerdo da imagem, a juíza, mulher com cabelos escuros, de óculos, está em pé. Ela veste um conjunto de blazer e calça de cor bege ou creme e sapatos de salto baixo. Ela segura um microfone com a mão esquerda, gesticulando com a direita, enquanto olha para a plateia. O restante da foto mostra o público sentado em fileiras de mesas de estudo. As pessoas estão atentas à palestrante. A plateia é diversificada, composta por homens e mulheres, alguns com notebooks abertos sobre as mesas. Três homens em uma das fileiras, no centro da foto, vestem camisetas brancas com o mesmo logotipo: "Encontro de Facilitadores".

De quais são os tipos de violência doméstica, quais são os casos em que ela pode ser aplicada – porque existe uma restrição pela própria Lei Maria da Penha – e a gente faz também um treinamento de como fazer a medida protetiva. A gente faz uma execução, uma prática em tempo real. Abre aqui o sistema e vai fazendo com eles, para que eles consigam entender o que acabaram de aprender na teoria, para a prática", detalhou Karine Castro.

Veja álbum de fotos de Ribamar Pinheiro, com imagens do terceiro dia dos Encontros Regionais em Imperatriz.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS