Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Comissários da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís participam de treinamento sobre crimes cibernéticos

SÃO LUÍS

Publicado em 19 de Out de 2023, 14h32. Atualizado em 19 de Out de 2023, 14h33
Por Priscilla da Costa

Os comissários da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís participaram, na última terça-feira (17/10), no Fórum de São Luís (Calhau), de um treinamento sobre atividades criminosas praticadas no ambiente virtual contra crianças e adolescentes. A capacitação foi ministrada pelo delegado titular da Delegacia dos Crimes Cibernéticos de São Luís e ex-comissário da infância e juventude, Guilherme Campelo. A ação faz parte do ciclo de aprimoramento funcional da unidade judicial.

Durante o treinamento foram discutidos crimes cibernéticos; cyberbullying nas escolas; pedofilia no mundo virtual; ações de inteligência para identificar práticas criminosas nos ambientes virtuais contra crianças e adolescentes; ações de segurança para dificultar a captura de informações pelos criminosos, tais como, trocas de senhas, restrição de acesso à fotos no WhatsApp, Instagram e Facebook e controle dos pais do acesso ao ambiente virtual pelas crianças e adolescentes através de aplicativos. Também foram debatidos os diversos tipos penais, os riscos do uso indevido dos meios virtuais por crianças e adolescentes e os cuidados que devem ter os pais ou responsáveis.

O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Américo Abreu Costa, destacou que, “o aprimoramento constante faz parte do sistema de autogestão consciente, desenvolvido na unidade, desde o advento da pandemia da Covid-19. Nossos servidores são incentivados a uma participação nos temas mais necessários da proteção integral de crianças e adolescentes, discutindo de forma prática as questões do dia a dia com profissionais especializados”, disse o magistrado sobre o treinamento.

No final da capacitação, a unidade fez a entrega de uma placa de agradecimento ao delegado Guilherme Campelo pelos anos de serviços prestados à Justiça da Infância, quando exerceu o cargo de comissário da infância e juventude.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS