O Fórum Desembargador Sarney Costa se encheu de cor, energia e brincadeiras na manhã desta segunda-feira (13/10). O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH/TJMA), realizou mais uma edição do projeto “Integração com a família”, alusiva ao Dia das Crianças. A programação contou com atividades interativas, espaço kids e tour pelo fórum para os filhos e as filhas de magistrados/as e servidores/as.
Com perguntas como “O que é constituição?”, “Como o diretor do fórum é eleito?” até questionamentos mais complexos como “Por que foi escolhida uma mulher para representar a deusa da Justiça mesmo em tempos tão desiguais?”, o olhar curioso das crianças chamou atenção logo nos primeiros momentos de interação.
O servidor Fabiano Barbosa e a servidora Carlene Azevedo conduziram o momento de apresentação da estrutura do Poder Judiciário, com o esclarecimento de dúvidas como o conceito de lei, constituição, Justiça, além da apresentação dos três poderes e dos prédios da Justiça maranhense localizados em São Luís.
Para a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos, a iniciativa é uma maneira de trocar experiências entre as gerações e promover integração da sociedade com o Poder Judiciário, por meio da família.
“Essa integração que acontece hoje, com a reunião da família, com esse ato de juntar os filhos e apresentar um pouco do que é a Justiça, do que é o Tribunal, é justamente para que as crianças percebam o trabalho de seus pais no dia a dia e, consequentemente, entendam a importância da Justiça para a sociedade”, disse.
As crianças também participaram de um tour pelo fórum, conhecendo na prática a estrutura do Judiciário maranhense, sua função e relevância. A visita guiada pelo Fórum ocorreu de acordo com cada faixa etária, passando pela galeria dos diretores, pela 1ª Vara da Infância e Juventude e 8ª Vara criminal.
O evento também contou com espaço kids e atividades como pintura facial, contação de histórias, piscina de bolinhas, pula-pula, além de jogos e desafios promovidos em parceria com a Empresa Supera.
Diante de diversas opções, Gabriela, de 8 anos, compartilhou a empolgação de estar participando do evento, mesmo sem conseguir decidir qual atividade estava mais curiosa para participar.
“Eu já descobri onde minha mãe trabalha, agora estou curiosa pra ver como é o segundo, o terceiro andar e o resto do prédio. E também estou empolgada para comer esse algodão doce”, contou.
Acompanhada da mãe, e também servidora da Central de Mandados, Ivane Mendonça, a pequena Gabriela concretizou todos os desejos. A ação foi elogiada pela menina e pela mãe.
“É uma iniciativa muito importante. A minha filha ficou muito curiosa, muito animada de ter essa oportunidade de conhecer o meu local de trabalho, quais as funções que eu desenvolvo. O projeto que a diretoria de Recursos Humanos do TJ está realizando é muito bom, muito importante. Estou gostando bastante”, garantiu.
O instituto “Da Cor ao Caso" também integrou a programação com um momento educativo baseado no livro infantil “Maria Firmina dos Reis”, conduzido pela própria autora e fundadora do instituto, Anita Machado.
INTEGRAÇÃO
Como o nome do projeto sugere, a iniciativa foi definida em uma palavra: integração. A servidora da DRH, Liana Rachel, reforçou o objetivo da ação de proporcionar um momento especial para os filhos e filhas de servidores/as, fortalecendo os laços familiares com o ambiente de trabalho.“Momento de celebrar a alegria, o aprendizado e a energia de nossas crianças”, pontuou.
O analista judiciário, atuando na Casa da Criança, Tiago Ribeiro, levou os três filhos para participarem da ação. Joaquim, de 12 anos, Josias, de 9 anos, e Júlia, de 6 anos, aproveitaram o dia de diversão.
“Eu tô achando aqui uma programação muito divertida, dinâmica, com faixas etárias diferentes. Então eu tenho três filhos de faixas etárias diferentes e tem programação específica para cada um deles, aproximando o Tribunal de Justiça da família dos servidores. Muito interessante”, destacou.
Confira o álbum completo de imagens do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro
DOAÇÃO
Durante o período de inscrições e também no dia do evento, foram arrecadados brinquedos novos ou usados em bom estado para doação.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 20552026