O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Centro Especializado de Atendimento às Vítimas (Ceav), participou de encontro realizado na Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest), em Imperatriz (MA), consolidando a parceria firmada entre as instituições desde 2023.
Estiveram presentes Lauber Queiroz, coordenador do Ceav; Jarbas Inácio, auxiliar judiciário; e Lilian Rolim Figueiredo, assistente social da Casa da Mulher Maranhense da Comarca de Imperatriz. Pela Fest, participaram a professora Paula Regina Dias, gestora do Emaj/Fest, e o professor Edivaldo Pinheiro, gestor da Clínica de Psicologia.
O diálogo ressaltou a importância do suporte oferecido pelo TJMA para garantir um atendimento qualificado à população, com foco no acolhimento humanizado, no acompanhamento psicológico disponibilizado pela clínica escola da instituição e nos encaminhamentos jurídicos adequados.
A iniciativa reforça o compromisso conjunto de fortalecer a rede de proteção, assegurando dignidade, escuta ativa e cuidado às vítimas. A parceria entre TJMA e Fest segue ampliando a atuação em prol de uma sociedade mais justa, acolhedora e sensível às demandas de quem mais precisa.
SOBRE O SERVIÇO
O Poder Judiciário do Estado do Maranhão instituiu o Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, uma iniciativa permanente para promover suporte efetivo às vítimas e seus familiares, garantindo acolhimento, proteção e o fortalecimento dos direitos humanos.
O núcleo tem a finalidade de assessorar a Presidência do TJMA, coordenando atividades e políticas destinadas à criação e ao fortalecimento de Centros Especializados de Atenção às Vítimas no estado. Ele abrange tanto as vítimas diretas de danos físicos, morais, patrimoniais ou psicológicos, quanto cônjuges, companheiros, familiares em linha reta, irmãos e dependentes, nos casos em que as lesões foram ocasionadas por crimes.
Conheca o Ceav acessando o material informativo: https://novogerenciador.tjma.jus.br/storage/arquivos/ceav/3_folderceav_09_06_2023_13_06_38.pdf
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024