Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher promove diálogo com pessoas idosas atendidas pelo CAISI

Atividade integrou o programa "Maria da Penha no Cotidiano", no dia 16 de setembro

Publicado em 29 de Set de 2025, 14h11. Atualizado em 29 de Set de 2025, 14h14
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, realizou, no dia 16 de setembro, uma atividade de diálogo com pessoas idosas participantes do Grupo de Convivência do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), localizado no bairro Filipinho, em São Luís. A ação integrou o programa “Maria da Penha no Cotidiano”.

Durante o encontro, a psicóloga Ericka Nascimento e a analista judiciária especialista em Direito Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher/TJMA, abordaram temas relacionados à desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), tipos de violência, ciclo da violência, medidas protetivas de urgência e canais de denúncia disponíveis, além de outros serviços de proteção às mulheres.

Duas mulheres da equipe técnica da CEMULHER/TJMA, em pé, dialogam com o público idoso. Uma delas fala ao microfone enquanto a outra aponta para um banner com os dizeres ¿Medidas Protetivas de Urgência¿. À frente, pessoas idosas estão sentadas em cadeiras azuis, acompanhando a atividade.

O momento foi realizado a convite da assistente social do CAISI, Sílvia Nunes, e contou com a participação ativa das pessoas idosas, que compartilharam experiências e relatos de vida. Ao final, foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.

CENTRO DE REFERÊNCIA

O CAISI é referência em Geriatria e Gerontologia no município de São Luís, ofertando atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, como fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, educação física e serviço social. 

O centro também desenvolve atividades em grupo, voltadas para memória, convivência e práticas corporais, como yoga, hidroginástica, alongamento, pilates, ginástica funcional e fortalecimento muscular.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Criado em 2014, o programa é desenvolvido de forma permanente pela Cemulher/TJMA, com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha em todo o estado, estimulando mudanças de atitudes e comportamentos e reforçando a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Mulher da equipe da CEMULHER/TJMA, de pé e com microfone em mãos, fala para um grupo numeroso de pessoas idosas, sentadas em cadeiras azuis. A plateia é composta majoritariamente por mulheres, atentas à fala.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS