A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) promoveu, na comunidade de Igaraú-Estiva, uma edição do Programa Maria da Penha no Cotidiano, na tarde do dia 18 de agosto. A iniciativa ocorreu a convite da Alumar (Consórcio de Alumínio do Maranhão) e integrou a programação da campanha Agosto Lilás.
O encontro foi realizado em praça pública e contou com uma roda de diálogos conduzida pela psicóloga Edla Ferreira, servidora da Cemulher, e pelo estagiário de psicologia Rodrigo Rodrigues. Por meio de dinâmicas que incentivam a participação ativa das mulheres, foram abordados tópicos importantes sobre a violência doméstica e familiar, tipos e ciclo de violência, bem como os canais e mecanismos de proteção às mulheres em situação de violência. Durante a atividade, também foram distribuídos informativos impressos do programa.
A articulação da ação contou com o apoio de Iraci Cabral, analista de relacionamento com comunidades da Alumar. Ao final do encontro, foram entregues kits de absorventes de tecido produzidos por mulheres de comunidades apoiadas pela empresa, como forma de promoção da dignidade menstrual. A iniciativa destacou a importância do acesso a itens básicos de higiene, diretamente relacionados à saúde, educação e participação social de pessoas que menstruam.
A Cemulher segue ampliando o alcance do Programa Maria da Penha no Cotidiano em espaços públicos e privados, fortalecendo a rede de proteção às mulheres. A parceria com a ALUMAR também se estende ao Programa Valoriza Mulher, que incentiva empresas a desenvolverem ações de enfrentamento à violência contra as mulheres junto a seus públicos interno e comunitário.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024