Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher leva programa "Homem Consciente" à Marka Engenharia

Atividades integraram a campanha Agosto Lilás e reforçaram a importância do engajamento masculino no enfrentamento à violência contra as mulheres

Publicado em 21 de Ago de 2025, 8h00. Atualizado em 20 de Ago de 2025, 11h46
Por Ascom/TJMA

Nos dias 13 e 15 de agosto, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou duas palestras com colaboradores da Marka Engenharia, empresa terceirizada da Vale. As atividades foram desenvolvidas a convite de Fabiana Santos, supervisora de Recursos Humanos, em alusão à campanha Agosto Lilás.

As palestras integram o programa Homem Consciente, iniciativa da Cemulher/TJMA que busca sensibilizar e envolver o público masculino na prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares, além de estimular reflexões sobre o papel dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Nas duas ocasiões, a psicóloga Edla Ferreira e o estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues abordaram a importância da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) para a proteção integral das mulheres, os tipos de violência, os canais de denúncia, bem como a responsabilidade dos homens no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Os encontros contaram com a participação ativa dos colaboradores, que compartilharam vivências e perspectivas pessoais sobre o tema.

A supervisora de Recursos Humanos da Marka Engenharia, Fabiana Santos, ressaltou que a palestra do Agosto Lilás, promovida em parceria com a Cemulher, foi um momento marcante para todos os colaboradores. "A atividade foi além da transmissão de informações, proporcionando acolhimento, troca e reflexão. Fabiana destacou que os participantes se mostraram atentos, emocionados e engajados, fazendo perguntas, compartilhando histórias e demonstrando interesse em compreender melhor como agir diante de situações de violência doméstica e familiar", disse.

Ela acrescentou que muitos colaboradores relataram terem se sentido tocados e mais conscientes após a palestra. Para Fabiana, "a iniciativa evidenciou que falar sobre respeito, empatia e igualdade não é apenas cumprir uma agenda institucional, mas plantar sementes que podem florescer no dia a dia, dentro e fora da empresa. A supervisora agradeceu à Cemulher pela parceria e pela sensibilidade com que tratou o tema, afirmando ter certeza de que todos os presentes saíram diferentes da experiência".

AGOSTO LILÁS

A campanha Agosto Lilás tem como objetivo combater a violência contra as mulheres por meio de ações de conscientização realizadas durante todo o mês de agosto, período em que se celebra a sanção da Lei Maria da Penha, que em 2025 completou 19 anos.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS