Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário em Pio XII realiza júris de acusados de feminicídio na próxima semana

Publicado em 22 de Jul de 2025, 12h37. Atualizado em 23 de Jul de 2025, 11h43
Por Michael Mesquita

O Poder Judiciário da Comarca de Pio XII realiza na próxima semana, dias 30 e 31 de julho, duas sessões do Tribunal do Júri, sendo uma de tentativa de feminicídio e outra de feminicídio consumado. Os julgamentos serão presididos pelo juiz Daniel Luz e terão como réus Raimundo Pereira Melo e Raimundo Reis dos Reis, respectivamente. O primeiro caso aconteceu em 19 de outubro de 2019, no povoado Cordeiro, localidade da zona rural de Pio XII. Foi apurado que o denunciado tentou contra a vida da companheira, utilizando para isso uma arma de fogo. 

À época dos fatos, denunciado e vítima conviviam em união estável. Entretanto, o relacionamento era marcado por constantes atos de violência doméstica. No dia do crime, o denunciado, acompanhado da vítima, saiu de casa portando uma arma de fogo, deslocando-se até a casa de sua ex-esposa. Em dado momento, quando se encontravam na garagem, a vítima questionou o denunciado sobre um possível relacionamento extraconjugal que este estava tendo com outra mulher, o que foi prontamente negado. Ocorre que, ao ouvir a conversa, o filho do denunciado acabou confirmando que seu pai estava traindo a esposa.

Diante disso, uma discussão se iniciou, vindo o denunciado a desferir um soco em seu filho. Em seguida, teria sacado o revólver e efetuado um disparo contra a companheira. O disparo, contudo, acabou atingindo um aparelho celular que a vítima segurava próximo ao abdômen, lesionando-a apenas em uma das mãos. Não satisfeito, o denunciado tentou efetuar outro disparo, não conseguindo em razão da intervenção de seu filho. Raimundo evadiu-se do local, deslocando-se até a sua residência para pegar seus pertences. Ao retornar, ele disse à vítima para que ela ficasse calada e não o denunciasse.

ENTEADA MORTA A GOLPES DE FACÃO

No segundo júri, o réu Raimundo Reis dos Reis é acusado de ter assassinado a vítima Márcia Procópio, sua enteada, em 7 de maio de 2022. De acordo com a denúncia, os fatos ocorreram no povoado Santa Clara, localidade da zona rural de Pio XII.  À época dos fatos, a vítima estava em casa, quando o denunciado chegou no local à procura da companheira, que é mãe da vítima. Raimundo ficou do lado de fora da casa ingerindo bebidas alcoólicas na companhia de outra pessoa, enquanto a vítima e sua mãe preparavam o jantar.

Passado algum tempo, o denunciado adentrou o local e passou a discutir com a companheira, momento em que a vítima entrou na discussão para defender a mãe. Em seguida, o denunciado teria sacado um facão e atingido a enteada por duas vezes, causando-lhe a morte. Após o crime, Raimundo fugiu. A vítima morreu a caminho do hospital em São Luís. Diante do cenário, a Polícia Militar foi acionada, e, após realizar diligências, não conseguiu efetuar a prisão em flagrante do denunciado.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS