Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mesa Diretora do TJMA debate metas e amplia diálogo durante sétima edição dos Encontros Regionais em Balsas

Publicado em 15 de Jul de 2025, 8h00. Atualizado em 15 de Jul de 2025, 12h57
Por Letícia Araújo

Durante o primeiro dia de palestras e debates da sétima edição do programa “Encontros Regionais”, nesta segunda-feira (14/7),  no polo judicial de Balsas, a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) marcou presença, por videoconferência, para dialogar com os magistrados, magistradas, servidores e servidoras presentes no evento. Presidente, corregedor-geral e juízes auxiliares reforçaram o compromisso do Judiciário com as metas e a produtividade, mas, sobretudo, com o bem-estar de quem faz a Justiça acontecer.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, destacou fatores que considera fundamentais para uma gestão humanizada, como a  saúde, a segurança e a qualidade de vida dos profissionais que atuam no Poder Judiciário. “Temos muitos objetivos a alcançar e o primeiro deles é que todo mundo esteja bem”, disse.

Para ele, os Encontros Regionais representam um espaço de diálogo, troca de ideias e apresentação das demandas que cada unidade necessita, incluindo fatores como infraestrutura e  capacitação das equipes, a fim de que essas demandas possam ser solucionadas.

Outro fator abordado foi o empenho das equipes na expectativa de cumprir metas e garantir uma prestação jurisdicional célere, efetiva e acolhedora. “Tudo que vem sendo desenvolvido é pensado no futuro da Justiça brasileira. Vocês estão fazendo um trabalho brilhante e me orgulham muito”, frisou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, também participou da videoconferência e aproveitou para reafirmar o compromisso que as equipes do Judiciário em todo o estado devem assumir com as metas. Ele destacou que o engajamento das unidades no sentido de garantir a produtividade é parte de uma rede de incentivo por uma Justiça mais célere e próxima das pessoas.

“Vamos unir esforços para elevar o Tribunal ao patamar que nós gostaríamos que ele estivesse. Estamos caminhando todos os dias para melhorar e a nossa tendência é melhorar os nossos números e, como consequência, atender as expectativas da sociedade”, disse.

O momento foi mediado pela coordenadora do programa Encontros Regionais, juíza Tereza Nina, que destacou a relevância da iniciativa para garantir mais integração com as unidades, esclarecimentos de dúvidas e avanços na produtividade.

Estiveram presentes os juízes da comarca de Balsas, Douglas Lima da Guia, Haniel Sóstenis, Tonny Carvalho, Nuza Maria de Oliveira Lima, Urbanete de Angiolis Silva e Huggo Alves Albarelli Ferreira; o juiz da comarca de Loreto, Thiago Ferrare; o juiz da comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Denis Martinelli Junior; e o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Rodrigo Nina.

Também participaram da videoconferência a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio, a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do programa Encontros Regionais, Tereza Palhares Nina, e o juiz auxiliar da presidência, Gladiston Cutrim.

HUMANIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ACOLHIMENTO

“Nossa missão é cuidar de vocês”. Dessa forma, a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos, iniciou a palestra “Ações direcionadas à promoção da qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as)”. O intuito foi apresentar as ações que a administração executa na prática para construir um ambiente humanizado, de valorização e acolhimento dos profissionais do Judiciário maranhense.

A diretora reforçou o papel e os desafios enfrentados pelas lideranças e como uma atuação humanizada, acolhedora e que valoriza os profissionais pode garantir a qualidade dos serviços prestados. “Liderar é cuidar de gente. É conduzir sem ferir, orientar sem dominar. Nossos resultados não são metas no painel, são frutos de conexões humanas bem cuidadas”, concluiu.

DESCOMPLICANDO O SNA

Servidores e servidoras reuniram-se para esclarecer seus principais questionamentos sobre o Sistema Nacional de Adoção - SNA. Voltado às unidades que atuam com processos relacionados à infância e juventude, o momento de diálogo foi conduzido pela secretária da Coordenadoria da Infância e Juventude, Maria Teresa Rêgo.

Os participantes foram orientados sobre as principais atualizações no sistema, ferramentas inovadoras, rotinas judiciais para alimentação do sistema. O curso promoveu capacitação sobre o cadastro de pretendentes de adoção, alertando sobre a extinção dos cadastros locais e estaduais e ressaltando a importância do SNA como um sistema de padronização, um facilitador nos processos relacionados à adoção, com elementos intuitivos para preenchimento das classes processuais, prazos legais e indicadores estaduais.

AMPLIANDO O DEBATE SOBRE METAS

Para concluir as atividades do primeiro dia de evento, o chefe da Divisão de Gestão de Dados e Estatística, Maycon Silva, deu continuidade ao “Café Parametrizado”, apresentando ferramentas e estratégias para o aprimoramento da gestão processual com foco nas metas nacionais e Prêmio CNJ de Qualidade.

Confira o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS