A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, participou nesta quarta-feira (2/7), na condição de palestrante, do primeiro dia do XIII Fórum de Lisboa, abordando o tema “Justiça Restaurativa: meios alternativos de solução de conflitos no Direito Penal". O evento, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, tem como tema “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente” e segue até a próxima sexta-feira (4/7).
Em sua exposição, a desembargadora Sônia Amaral destacou práticas da Justiça Restaurativa que priorizam o diálogo, a reparação de danos e a responsabilização consciente, como caminhos possíveis para uma justiça mais humanizada e eficaz.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (FGV Justiça). Ao longo dos três dias, o Fórum propõe reflexões sobre os impactos da inteligência artificial, das mudanças climáticas e de outros desafios globais nas estruturas jurídicas, políticas e sociais contemporâneas.
O Fórum de Lisboa reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros de Estado, governadores, congressistas, acadêmicos, gestores, representantes de empresas e órgãos governamentais, do Brasil e da Europa.
A participação da desembargadora Sônia Amaral reforça o compromisso da ESMAM com a formação crítica e inovadora de magistrados/as e operadores/as do Direito.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023