A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) promoveu, no dia 26 de junho, uma roda de diálogo com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira – Anexo III Japiaçu, situada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
A atividade foi realizada a convite da empresa Montisol, parceira da Cemulher por meio do programa “Valoriza Mulher”. Representando a instituição, esteve presente o gerente de ESG da Montisol, Fernando Braga.
A ação integrou o programa “Novos Olhares, Novos Valores”, desenvolvido pela Cemulher com o objetivo de fomentar o diálogo com adolescentes do Ensino Fundamental e Médio sobre temas como valores sociais, masculinidades, empoderamento feminino, relacionamentos saudáveis e prevenção à violência de gênero.
A condução da roda de conversa foi realizada pela assistente social Josemary Almeida e pelo estagiário de Psicologia Rodrigo Rodrigues, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher/TJMA. Durante o encontro, foram abordados, de forma interativa e dinâmica, temas como o fenômeno da violência doméstica e familiar contra as mulheres, os tipos de violência, as características de relações abusivas e os canais de denúncia disponíveis.
Por meio de slides, reflexões em grupo e escuta ativa, os estudantes foram incentivados a reconhecer sinais de abuso e a refletir sobre o papel de cada indivíduo na construção de uma cultura de respeito e igualdade. Ao final, os participantes receberam materiais informativos produzidos pela CEMULHER, com conteúdos educativos voltados à prevenção das violências e ao fortalecimento de atitudes cidadãs.
PROGRAMA "VALORIZA MULHER"
Criado em 2019 pela Cemulher o programa tem o propósito de mobilizar o setor privado para o enfrentamento à violência doméstica e a promoção da igualdade de gênero. As empresas parceiras desenvolvem ações internas e comunitárias voltadas ao tema e, ao final de cada ano, recebem a placa “Valoriza Mulher” como reconhecimento institucional.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023