O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realiza, nesta terça-feira (20/5), a partir das 8h30, no Auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum de São Luís, a solenidade de abertura da 1ª edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA). A iniciativa visa promover a valorização, o bem-estar e o planejamento de vida dos(as) servidores(as) na transição para a aposentadoria. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube:
A programação do evento inclui a palestra de abertura “Maturidade Ativa: Viver com Saúde e Sentido”, que será ministrada por Eliandro Rômulo Cruz Araújo, analista judiciário e psicólogo do TJMA. Em seguida, será realizada uma homenagem a 115 servidores que possuem entre 33 e 45 anos de dedicação ao serviço público.
O público também contará com a apresentação cultural do Coral Vozes da Universidade Aberta Intergeracional (UNABI/UEMA), além de ações voltadas à saúde e bem-estar no hall próximo ao auditório. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube.
O PPA está alinhado à Resolução CNJ nº 526/2023 e às Resoluções GP nº 27 e nº 45/2024, integrando a Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. Estruturado em seis módulos temáticos, o programa abordará temas como saúde física e mental, planejamento financeiro, conexões sociais, questões previdenciárias e atividades pós-aposentadoria.
Inicialmente, o programa será voltado exclusivamente para os(as) servidores(as) do TJMA, com previsão de ampliação para magistrados(as) nas próximas edições.
O Programa de Preparação à Aposentadoria do TJMA objetiva promover a valorização, o bem-estar e a qualidade de vida dos magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário que atendam aos requisitos do art. 2º da Resolução GP nº 27/2024, por meio de atividades e informações que auxiliem no planejamento da aposentadoria. O programa visa a oferecer orientações financeiras, legais e de saúde física e mental, além de estimular a integração, a motivação e a produtividade, com o intuito de reduzir o impacto emocional da transição para a aposentadoria, tanto na fase pré quanto pós-concessão.
A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nº 3, nº 8 e nº 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), que objetivam assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023