Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove curso sobre enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Formação é realizada em parceria com a ESMAM e Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito do Poder Judiciário

Publicado em 8 de Mai de 2025, 10h15. Atualizado em 8 de Mai de 2025, 10h43
Por Asscom ESMAM/Flávia Brandão

Com foco na proteção da pessoa idosa e na promoção dos direitos humanos, o Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), deu início, nesta quarta-feira (7/5), ao curso Violência contra a Pessoa Idosa, destinado a profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A formação é conduzida pela professora doutora Bruna Feitosa Serra de Araújo, especialista em políticas públicas e direitos da pessoa idosa, e segue até esta quinta-feira (8/5).

A iniciativa antecipa as ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e destaca a urgência de enfrentar o problema, ainda subnotificado no país.

Com carga horária de 16 horas e metodologia ativa, o curso inclui simulações, debates e atividades em grupo. Os conteúdos abrangem o Estatuto da Pessoa Idosa, o panorama da violência, legislação específica, políticas públicas e o funcionamento da rede de proteção, integrada por instituições do sistema de justiça.

Durante a abertura, o coordenador do Comitê, desembargador Jorge Rachid (foto baixo, terno cinza), destacou a relevância do curso. “Esse curso trata exatamente sobre o que mais aflige hoje em dia a sociedade maranhense. Temos visto muita violência contra os idosos, e nosso trabalho, mesmo pequeno e ainda no início, tem grande valor por reunir profissionais comprometidos com a promoção da dignidade de quem já tanto contribuiu com o nosso país”, disse.

 

 

Atuando no órgão de apoio à pessoa idosa, o desembargador aposentado José Bernardo Rodrigues (foto acima, de óculos) participou da abertura da formação enfatizou que ações como essa ajudam a preparar o Judiciário para atuar com mais sensibilidade e conhecimento.“Que bom que encontramos iniciativas maravilhosas como essas. Os idosos estão vivendo mais tempo, precisam de mais atenção, precisam ser vistos. Esse curso ajuda as pessoas a compreenderem melhor a realidade em que nós idosos vivemos”, reforçou.

 

 

Segundo a formadora Bruna Feitosa (foto acima), o objetivo é sensibilizar e capacitar os servidores para identificar e enfrentar as diferentes formas de violência. Para a formadora, promover um ambiente seguro para o envelhecimento é um dever coletivo. “Sensibilizando os profisisonais do Judiciário e educando sobre a importância de proteger e garantir os direitos dos idosos, promovemos um ambiente seguro e respeitoso para o envelhecimento. A formação promove uma cultura de respeito e dignidade, alinhando-se aos princípios de justiça e direitos humanos. Com isso, a ESMAM fortalece seu compromisso com a proteção dos mais vulneráveis e com a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800

 

GALERIA DE FOTOS