Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante celebra mais de 50% de acordos na Baixada Maranhense

Em apenas três dias foram realizadas 272 audiências, com quase meio de milhão de reais em acordos homologados pela Justiça

Publicado em 20 de Fev de 2025, 11h26. Atualizado em 20 de Fev de 2025, 12h27
Por Márcio Rodrigo

Os cidadãos e cidadãs de São João Batista, São Vicente Férrer e Olinda Nova do Maranhão, na região da Baixada Maranhense, receberam o ônibus do projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) de 17 a 19 de fevereiro. A iniciativa soluciona demandas e conflitos de forma gratuita, incluindo questões como divórcio consensual, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, exame de DNA, dívidas e cobranças, entre outros.

  • Durante os três dias de atendimento, foram realizadas 272 audiências, resultando em um total de R$ 496 mil em acordos celebrados, colaborando para a economia doméstica e repercutindo diretamente no desenvolvimento social das cidades.
  • O percentual de conciliação das audiências foi de 55,15%. Além dos acordos, foram coletados materiais genéticos em 14 demandas de verificação de paternidade, e realizados 126 atendimentos de orientação jurídica à população, com encaminhamento de demandas ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

Além das audiências em demandas que já tramitam como processos judiciais, os conciliadores do TJMA também atenderam pessoas que buscaram o ônibus espontaneamente para resolver questões pré-processuais (sem processo judicial). Um dos casos solucionados foi o de seu Edson Costa, de 85 anos, que procurou a equipe do TJMA para fazer o reconhecimento espontâneo de paternidade de seu filho, Arienilson Costa, de 60 anos. “Foi extremamente significativo realizar esse reconhecimento, vai fortalecer a nossa relação de pai e filho como família”, disse Edson.

Ao lado da equipe do TJMA, pai e filho exibem documento que homologou reconhecimento espontâneo de paternidade

Arienilson Costa elogiou o atendimento rápido e humanizado realizado pela equipe de conciliadores do TJMA. “Hoje é um dia muito marcante, pois resolvemos uma pendência de anos em pouco mais de uma hora. A partir de agora vou incorporar o sobrenome do pai e ter os nomes dos meus avós paternos na certidão, o que é essencial para mim”, frisou.

O projeto Conciliação Itinerante é desenvolvido por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina. 

Segundo o juiz Rodrigo Nina, a procura pelos serviços nos três primeiros dias foi muito positiva, o que evidencia a relevância social do projeto nas cidades do interior. “A Conciliação Itinerante amplia a presença do Tribunal de Justiça junto à sociedade, proporcionando a resolução pacífica dos conflitos e assegurando direitos para o pleno exercício da cidadania”, avaliou.

Para o titular da comarca de Olinda Nova, juiz Marco Abritta Júnior, a iniciativa assegura o acesso aos serviços do Judiciário para as pessoas que mais necessitam. “Além de incentivar o diálogo entre as partes em ações judiciais, também atende aquelas demandas que ainda não foram protocoladas, encurtando o caminho para a resolução de diversos casos”, pontuou o magistrado.

Além do juiz coordenador, atuam pela Conciliação Itinerante nesta semana, a coordenadora de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, servidora Ana Larissa Serra; os conciliadores Luís Augusto Cunha, Lucianno Amado, Washington Coelho; as conciliadoras Aline Cruz, Raíssa Aurora, e Lilian Karissa; além do assessor jurídico Gustavo Garcia. 

Foram coletados materiais genéticos para exame DNA em 14 demandas de verificação de paternidade

DIÁLOGO COM ESTUDANTES

Na terça-feira (18/2), os estudantes do curso técnico de Serviços Jurídicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA de São Vicente Férrer receberam a visita da equipe do projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A pedido dos professores do curso, os juízes Rodrigo Nina (Nupemec) e Calleby Ribeiro (titular da comarca de São Vicente Férrer), além da servidora Ana Larissa Serra, apresentaram detalhes sobre a criação e desenvolvimento do projeto, seus objetivos e a forma de atuação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA).

Visita aos estudantes do IEMA de São Vicente Férrer aconteceu na terça (18/2)

CONCILIAÇÃO EM MATINHA

O ônibus do projeto Conciliação Itinerante segue viagem e nesta quinta-feira (20/2) atenderá a população de Matinha, na Praça de Eventos, localizada no centro da cidade. O agendamento prévio para atendimento pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por preenchimento de formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais, mesmo sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.

Na sexta-feira (21/2), encerrando a semana, o projeto vai atender a população de Penalva. O ônibus estará estacionado na Praça São José de Penalva, s/n, Centro, próximo à Prefeitura. Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS