O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, realiza nesta segunda-feira (4/11), o IV Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação. Com o tema Direitos Humanos e a proteção constitucional às diversidades, o evento, que ocorrerá no Auditório Expedito Bacelar, localizado na Universidade CEUMA (Renascença), é aberto à magistratura, profissionais do Judiciário e ao público externo.
O evento discutirá as perspectivas do princípio da não-discriminação na prestação jurisdicional, com o objetivo de promover o debate técnico, social e científico das perspectivas dos eixos de atuação do Comitê de Diversidade do TJMA, bem como formação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados, a partir das perspectivas antidiscriminatórias.
Durante a programação, especialistas na temática discutirão questões relacionadas ao respeito à diversidade. A palestra de abertura terá início às 17h e abordará o tema Direitos Humanos e a Luta pela Terra e Identidade: O Reconhecimento e os Direitos das Comunidades Quilombolas no Brasil, sendo ministrada pela promotora de Justiça do Pará, Karoline Bezerra Maia.
Em seguida, o evento contará com a explanação da cientista social e pesquisadora do Instituto de Bioética Anis e do Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC, Anahí Guedes de Mello, sobre o tema Direitos Humanos: Uma conversa sobre capacitismo em perspectiva interseccional, que marcará o encerramento do seminário.
O evento tem o apoio da Associação de Magistrados do Maranhão (AMMA), da Universidade CEUMA, do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS), do Instituto Da Cor ao Caso e da empresa Montisol Construção e Manutenção.
SERVIÇO
O quê: Seminário de Diversidade e Antidiscriminação
Onde: Auditório Expedito Bacelar, localizado na Universidade CEUMA (Renascença)
Quando: 4/11/2024
Horário: 17h
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026