Com o tema "Envelhecimento, etarismo e os desafios para afirmação de direitos no contexto conturbado brasileiro", foi realizada, no último dia 17, a sexta edição do Projeto Diálogos Plurais, que objetiva fortalecer a política de diversidade do Poder Judiciário do Maranhão, por meio de espaços de compartilhamento de saberes que visem ao combate a práticas discriminatórias. O encontro aconteceu no Centro de Ensino Lúcia Chaves, na Vila Esperança, zona rural de São Luís.
A palestra, ministrada pelo advogado e professor universitário, Alexandre Moura Lima Neto, compõe os artigos do E-book "Diversidade e Antidiscriminação: Uma discussão necessária”, produzido pelo Comitê de Diversidade do TJMA e pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, por meio do selo editorial “Edições Esmam”.
O tema faz parte das sensibilizações do Comitê alusivas à Campanha de Valorização da Pessoa Idosa “Presente e futuro". Proteja o idoso hoje”, desenvolvida em parceria com o Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
A servidora do TJMA e membra do Comitê, Joseane Cantanhede, comentou sobre a importância do evento. “O Projeto Diálogos Plurais amolda-se aos eixos de atuação do Comitê nas perspectivas antidiscriminatórias. Momentos como este são importantes para fomentar debates sobre o enfrentamento ao etarismo e a inclusão da pessoa idosa nas diversas esferas sociais,” pontuou.
O desembargador aposentado, José Bernardo Rodrigues, ressaltou ser fundamental que os(as) jovens tenham conhecimento sobre o etarismo e o envelhecimento. “Ultimamente, vivemos em um cenário meio conturbado. Existe a necessidade de levar conscientização sobre o respeito e a importância nesta fase da vida”, comentou o José Bernardo Rodrigues, membro do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do TJMA, parceira do Comitê de Diversidade em ações voltadas à temática.
Também estiveram presentes no encontro a chefe de Gabinete da Presidência do TJMA, Tereza Cristina Carvalho, o supervisor de Planejamento da Presidência, Ariston Apoliano, a docente do Centro de Ensino Lúcia Chaves, Marcélia Leal, além de alunos(as) e colaboradores(as) da instituição.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024