O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), representado pela equipe chefiada pelo desembargador Jamil Gedeon e composta pelo juiz coordenador do PJe, Rodrigo Terças, e pelo juiz membro do Comitê de Inovação do TJMA, Felipe Damous, participou da “Expojud X USA”, nesta quarta-feira (7/8), na cidade de Orlando/Flórida.
A Expojud USA é um evento internacional, com foco exclusivo na transformação digital para o setor da Justiça, oferecendo uma experiência e troca de conhecimento, networking e imersão cultural. Os inscritos participam de uma série de atividades destinadas a explorar tecnologias emergentes que estão revolucionando o campo da Justiça e preparando as suas instituições para o futuro.
Participam do evento, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diversos tribunais, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, bem como empresas de tecnologia, do Brasil e de diversos países, como Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Suécia, entre outros.
Na noite desta quarta-feira (7/8), o TJMA foi reconhecido em primeiro lugar, dentre os 20 casos apresentados no evento, com a apresentação do Robô Nirie, criado a partir da necessidade de automatizar o sistema de detecção de processos com falta de juntada de documentos essenciais, bem como a análise de prevenção nos processos interpostos no âmbito do 2º grau de jurisdição.
O juiz coordenador do PJe, Rodrigo Terças, idealizador e gestor do Robô Nirie, juntamente com o juiz Felipe Damous, fizeram a apresentação da ferramenta e das tecnologias envolvidas.
Rodrigo Terças afirmou que o TJMA, hoje integrado 100% à Plataforma Digital do Poder Judiciário - PDPJ, vem integrando todas suas automações, a fim de garantir a utilização por todos os tribunais do país, como recomenda o Conselho Nacional de Justiça. “O Robô Nirie é um exemplo de sucesso e integração, pois ele se interliga à PDPJ, logando no SSO, gerando inteligências artificiais e aplicações contidas nas sinapses do CNJ e no Códex”, avalia.
Para o juiz Felipe Damous, o TJMA se encontra em posição de destaque, devendo continuar a investir em tecnologia da informação, principalmente com o uso da inteligência artificial para aprimorar o trabalho da justiça e garantir o direito dos jurisdicionados de forma célere.
O desembargador Jamil Gedeon ressaltou a colocação do Tribunal de Justiça em uma posição de vanguarda, servindo de exemplo para outros tribunais do Brasil e sendo bem reconhecido, inclusive, a nível internacional após a Expojud USA 2024.
ROBÔ NIRIE
O robô Nirie entrou em funcionamento no dia 28 de outubro, demonstrando atender ao grau de precisão para verificação dos novos processos. O robô, de forma célere, consegue verificar 100% dos processos distribuídos no dia e etiquetá-los conforme programado, direcionando-os às tarefas para o qual fora programado.
A ideia para criação do robô partiu do próprio coordenador do PJe, ao identificar uma prática bastante comum no processo judicial eletrônico: o peticionamento sem a devida peça processual válida, bem como a repetição de demandas com peticionamento em massa.
O desenvolvedor pleno da nova tecnologia foi o programador Matheus Baldez, vinculado à Coordenadoria do PJe e à Diretoria de Informática e Automação. Ele desenvolveu o robô a partir dos fluxos processuais apresentados, de forma a atingir a finalidade pretendida.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023