Poder Judiciário/Mídias/Notícias
Comissão de Assédio do TJMA realiza ações nas comarcas do Estado
A comissão do 2º grau levou iniciativas do projeto "Assédio Fere. Evite!" para os municípios de Presidente Dutra, Colinas, Barão de Grajaú, São João dos Patos e Pastos Bons
Nos dias 16, 17 e 18 de julho, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou ações de prevenção e combate ao assédio em comarcas do Estado, por meio do projeto “Assédio Fere. Evite!”. A iniciativa buscou apresentar as atribuições e principais objetivos das Comissões de Assédio, bem como orientar sobre formas de enfrentamento à questão.
Os municípios de Presidente Dutra, Colinas, Barão de Grajaú, São João dos Patos e Pastos Bons receberam a equipe do TJ durante os três dias de ação, que buscou aprofundar conhecimentos das práticas assediadoras e as formas de evitá-las, disseminando atos de prevenção, enfrentamento do assédio e promoção de um ambiente de trabalho saudável, digno e seguro.
Durante o momento também foi realizada a entrega da “Cartilha de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação”, que possui apresentação aprofundada sobre o que é assédio moral, suas consequências, onde e quando pode ocorrer o assédio, além de formas de canais de denúncias, esclarecimentos sobre assédio sexual e o roteiro de trabalho das Comissões de assédio do 1º e 2º graus do Poder Judiciário. Também receberam o "assediômetro", material que demonstra níveis de alerta contra o assédio.

A ação foi realizada em consonância com a Resolução Nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente à atribuição das Comissões de Assédio dos Tribunais no que diz respeito à realização de campanha institucional de informação e orientação.
Participaram do momento a presidente da Comissão de Assédio do 2º grau, desembargadora Márcia Chaves; a juíza integrante da Comissão de Assédio do 2º grau, Isabella de Amorim Parga Martins Lago; a assistente social Yêda Maria Maranhão Barros e a psicóloga Cecília Caminha de Melo Abreu.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026
GALERIA DE FOTOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
06/08/2026
Judiciário de Santa Quitéria divulga agenda de julgamentos para agosto
-
06/08/2026
ESMAM oferece curso sobre tutela coletiva aplicada às demandas fazendárias repetitivas
-
06/08/2026
Comissão Permanente auxilia processos de vitaliciamento de juízes e juízas
-
06/08/2026
Nova capacitação da ESMAM aprimora procedimentos para pagamento de perícias judiciais
-
06/08/2026
Judiciário maranhense realiza Semana pela Primeira Infância
-
06/08/2026
Justiça Restaurativa do TJMA avalia como positivo o diálogo com comunidades tradicionais
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
31/07/2026
TJMA realiza ação itinerante de prevenção ao assédio em 6 cidades no interior
-
28/07/2026
Inscrições para V Semana Estadual da Justiça Restaurativa seguem abertas até 15/8
-
20/07/2026
Comissão de Assédio do TJMA realiza ações na região do Pindaré e da Baixada maranhense
-
15/07/2026
Corregedoria Extrajudicial recebe visita da Comissão de Prevenção ao Assédio do TJMA

