Durante a programação do Arraial do IPEM, em São Luís, o Poder Judiciário do Maranhão realiza campanha com o intuito de orientar sobre os meios de denúncia contra o assédio nos espaços públicos. O Núcleo de Justiça Restaurativa e a Coordenadoria de Infância e Juventude participaram do stand entre os dias 22 e 25 de junho, oferecendo informações sobre suas principais ações ao público em geral.
Foram distribuídas ventarolas com orientações e QR Code direcionando para atendimento por meio do WhatsApp. Os banheiros femininos também foram adesivados com o material da campanha, com as devidas instruções de denúncia ao assédio.
JUSTIÇA RESTAURATIVA
O Núcleo de Justiça Restaurativa apresentou suas principais iniciativas que objetivam a reintegração social, como é o caso do projeto Vestindo Inclusão, que visa arrecadar roupas sociais e acessórios novos ou seminovos a fim de oferecer um guarda-roupa profissional às pessoas egressas do sistema prisional, evitando que a vestimenta seja uma barreira para a reinserção dessas pessoas na sociedade.
Além disso, a equipe esclareceu dúvidas e destacou a importância da resolução de conflitos sociais por meio da restauração do indivíduo de modo não punitivo.
Estiveram presentes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Fonseca, as juízas Ana Gabriela Costa Everton e Larissa Tupinambá, a chefe de gabinete da presidência do TJMA, Tereza Fonseca, além de servidores e servidoras do Poder Judiciário do Maranhão.
INFÂNCIA E JUVENTUDE
Já nos dias 24 e 25 de junho, foi a vez da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA apresentar ao público maranhense as principais ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano.
O Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Márcio Thadeu Silva Marques, a chefe de gabinete da presidência do TJMA, Tereza Fonseca, a presidente da CIJ, desembargadora Francisca Galiza e servidores (as) do TJMA participaram do momento
A equipe da Coordenadoria distribuiu panfletos sobre os projetos “Faça Bonito” e “Maio Laranja”, que fazem alusão ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, orientando familiares sobre os tipos de violência, inclusive no ambiente virtual, e as formas de proteger as crianças nesse cenário.
A presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, desembargadora Francisca Galiza, esteve presente na ação, acompanhada pela equipe da Coordenadoria.
A partir desta quarta-feira (26/6), a Ouvidoria do TJMA coordena as ações do stand. Os servidores e as servidoras do Tribunal de Justiça estarão prestando informações à população e esclarecendo dúvidas sobre o Judiciário maranhense.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023