Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria conclui inspeções na Região Tocantina

Ao todo, 13 comarcas foram visitadas durante a semana itinerante

Publicado em 17 de Jun de 2024, 13h00. Atualizado em 17 de Jun de 2024, 12h55
Por ASCOM CGJ-MA

Continuando a série de visitas de inspeção iniciada na última semana, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, concluiu na última sexta-feira (14) as inspeções nas comarcas da Região Tocantina.

Durante a semana, o desembargador visitou as comarcas de Montes Altos, João Lisboa, Senador La Rocque, Amarante do Maranhão e Imperatriz. As visitas, que começaram na segunda-feira (10), também incluíram as comarcas de Arari, Vitória do Mearim, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Buriticupu e Açailândia.

Simultaneamente, a equipe de correição da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA), coordenada pela juíza auxiliar Lavinia Coelho, realizou correições nas 1ª, 2ª e 3ª Varas Cíveis de Imperatriz, Montes Altos e Amarante do Maranhão.


Correição em Amarante do Maranhão 


Em Amarante, o corregedor e o juiz Danilo Berttôve Herculano Dias

 

Durante as reuniões com magistrados(as) e servidores(as), foi possível apresentar demandas e necessidades do corpo funcional. O corregedor destacou as estratégias da CGJ para auxiliar o primeiro grau de jurisdição no aumento da produtividade.

“O que nós não podemos é pecar por omissão. Estamos buscando corrigir a direção, mas também somos falíveis. Reconhecemos que não somos o suprassumo da inteligência, mas formamos uma equipe que pode ser apontada por qualquer defeito, menos o da omissão. Todos estão predispostos a ajudar na nossa principal tarefa, que é melhorar nossos índices de produtividade”, afirmou o desembargador.

Com foco no julgamento dos processos mais antigos, o corregedor explicou em cada comarca percorrida que a Corregedoria acompanha, por meio de painéis estatísticos, o andamento dos processos de Medida Protetiva de Urgência, feminicídio, violência doméstica e júris, com uma atenção especial às ações penais. “Os efeitos desse trabalho são difíceis de perceber imediatamente, mas o impacto será sentido posteriormente pelo mundo exterior”, comentou.


Juiz Antônio Martins de Araújo e secretária judicial em Senador La Rocque


Comarca de João Lisboa

Myllenne Sandra Cavalcante Calheiros de Melo, juíza titular de Montes Altos

DIÁLOGO COM MAGISTRADOS (AS)

Em Imperatriz, cerca de nove juízes e juízas reuniram-se com o corregedor-geral na sexta-feira para apresentar demandas e sugestões, incluindo ajustes no plantão regional, metas de produtividade, melhorias no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e combate à litigância predatória. O juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, diretor do Fórum de Imperatriz, solicitou a colaboração da Corregedoria para respostas às demandas apresentadas e agradeceu a visita. “Sabemos que a gestão iniciou há pouco tempo, mas gostaríamos de uma resposta aos nossos pleitos, seja positiva ou negativa”, pontuou.



 

NOVO FÓRUM DE IMPERATRIZ

Durante sua passagem por Imperatriz, o corregedor visitou as obras do novo fórum da comarca, acompanhado do diretor de Engenharia do TJMA, Maycon Murilo Pinheiro. A obra, que conta com mais de 40 mil metros quadrados, inclui duas torres de seis pavimentos completas, uma torre com três pavimentos parciais, dois salões do júri com 290 metros quadrados cada, seis elevadores, além de estacionamento e outras estruturas. A nova sede abrigará as 20 unidades judiciais da comarca, com espaço para outras quatro.

Retomadas em junho do ano passado, as obras já apresentam mais de 50% de conclusão, de acordo com a Diretoria de Engenharia, com as etapas de hidráulica e elétrica em mais de 90% concluídas.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS