Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Treinamento amplia realização de audiências digitais

Mais de 340 servidores e servidoras de 40 comarcas foram capacitados para uso do PJe Mídias

11/01/2024
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Diretoria de Informática e Automação e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), concluiu no ano de 2023 a capacitação de 346 servidores e servidoras, dando suporte à implantação do PJe Mídias - Audiência Digital nas diversas unidades judiciais. As ferramentas idealizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitem maior facilidade na veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). 

Enquanto as turmas recebiam treinamentos ministrados pela ESMAM, a Diretoria de Informática, com o apoio do Núcleo de Help Desk, realizava a instalação das atualizações do sistema nos computadores das salas de audiência das unidades judiciais. Simultaneamente, foi executada a sincronização dos arquivos destes equipamentos, conforme detalhado ao longo do curso.

Foram ofertadas 375 vagas durante o ano para a realização de treinamentos em 34 localidades. Nas atividades, com duração de 8 horas-aula (teoria e prática), os particpantes que tiveram acesso aos princípios básicos do sistema PJe Mídias - softwares requeridos para utilização, detalhamento aprofundado do funcionamento do sistema, demonstração prática do sincronismo de mídias, uso do link em processo eletrônico e prática no sistema de homologação. 

A iniciativa traz agilidade à tramitação processual, pois possibilita o armazenamento das mídias de um processo (audiência, sessões de julgamento) em um local seguro, permitindo o acesso de usuários para consulta a qualquer momento.  Ao serem equipadas com o sistema de Audiência Digital, as unidades judiciais podem enviar a gravação de áudio e vídeo das audiências e sessões de um processo para o PJe Mídias, facilitando o acesso desses conteúdos pelos operadores do Direito.

A capacitação foi ofertada presencialmente nas comarcas de Rosário, Anajatuba, Itapecuru-Mirim, Raposa, Lago da Pedra, Paulo Ramos, Vitorino Freire, Parnarama, Olho D’água das Cunhãs, Matões,  Vitória do Mearim, Santa Helena, Turiaçú, São Domingos do Maranhão,  Colinas, São Luís, Dom Pedro, Presidente Dutra, Vargem Grande, Urbano Santos, Chapadinha, Buriti, Riachão, Carutapera, Cândido Mendes, Maracaçumé, Governador Nunes Freire. Outras quatro turmas foram organizadas na plataforma EAD ESMAM, para habilitar mais 120 profissionais.

Atuaram como tutores na capacitação para uso do PJe Mídias, Uilson Pereira, Wendel Pinto, Igor Ramos, Charles Nascimento e Thiago Henrique Bezerra - servidores do TJMA, com experiência em PJe.

PJe MÍDIAS

Lançado pelo CNJ em maio de 2020, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais já utilizados no TJMA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS