Poder Judiciário/Mídias/Notícias

1ª e 2ª varas de Chapadinha participam de plano tático da Corregedoria

Trabalho visa aprimorar os resultados alcançados pelas unidades nos últimos anos

Publicado em 18 de Ago de 2023, 13h00. Atualizado em 18 de Ago de 2023, 15h36
Por Márcio Rodrigo

No período de 15 a 18 de agosto, as duas varas da Comarca de Chapadinha receberam visita estratégica da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), para implantação de plano tático. O trabalho de apoio às unidades judiciais desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação, objetiva a melhoria da prestação jurisdicional, redução de acervo processual e alcance das metas de produtividade do Poder Judiciário do Maranhão e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao longo da atual gestão liderada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, já foram realizadas 41 edições de plano tático, sendo 17 somente neste ano de 2023, que representam a consolidação de um programa iniciado na gestão do desembargador Paulo Velten, em 2021, à época corregedor da Justiça.

A 1ª Vara de Chapadinha conta com um acervo total de 6.600 processos, dos quais 3.141 aguardam julgamento. A magistrada Tereza Nina, Juíza Coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, informou que a unidade está inserida no Grupo de Acompanhamento da CGJ-MA, por não ter conseguido bater a Meta 1 em 2020 e 2021; ter mais de 200 processos conclusos em Gabinete; e mais de 800 processos paralisados em Secretaria em quatro datas de referência. “É uma unidade que vem melhorando os índices, com alcance da Meta 1 e considerável número de processos baixados em 2022, mas que precisa de um acompanhamento da CGJ”, pontuou a magistrada, que também ressaltou a importância do plano de ação construído para otimizar o fluxo de trabalho da unidade, com foco no aprimoramento da prestação jurisdicional.

Juíza Tereza Nina inicia plano tático na Comarca de Chapadinha

Já a 2ª Vara de Chapadinha possui um acervo geral de 8.300 processos, com 4.700 aguardando julgamento. A unidade também está inserida no Grupo de Acompanhamento da CGJ-MA e não conseguiu alcançar a Meta 1 nos anos de 2020 e 2021, além disso, registra um grande número de processos aguardando movimentação em Secretaria Judicial. A juíza Tereza Nina explica que a 2ª Vara também tem demonstrado uma evolução considerável nos números, a exemplo dos 130% alcançados em 2022 relativos à Meta 1. “Nosso trabalho foi direcionado para colaborar com a melhoria do fluxo de trabalho, principalmente de Secretaria, eliminando movimentações erradas e garantindo o correto andamento do processo até a total entrega da prestação jurisdicional e posterior arquivamento”, detalhou a magistrada.

Para a realização do plano tático, a juíza conta com o apoio de uma equipe de servidores e servidoras que trabalham temas relacionados ao correto uso dos sistemas Pje e Termojúris, além da utilização de ferramentas pensadas a partir de resoluções, provimentos e portarias direcionadas para aprimorar o fluxo processual nas unidades judiciais de 1º Grau. Após realizar o diagnóstico da unidade, a equipe da Corregedoria explora conceitos de planejamento estratégico a partir da ferramenta 5W2H e da Matriz SWOT, e antes de finalizar com a construção do plano de ação pelos próprios servidores da unidade atendida, realiza uma grande palestra motivacional.

Segundo a secretária judicial da 1ª Vara, servidora Jane Mary Sousa, a forma como o trabalho da equipe de Planejamento da Corregedoria foi desenvolvido, reconhecendo em primeiro lugar a existência de pessoas, de ser humanos que se doam diariamente para o bom andamento da Justiça, foi extraordinário e motivou toda a equipe da unidade. “Ao final do primeiro dia de trabalho, mesmo à noite, nos dividimos para sanar algumas inconsistências encontradas durante o plano tático. Nosso foco é cumprir todo o plano de ação que montamos com a Corregedoria”, afirmou.

Servidores da 1ª Vara identificam pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças

Adriana de Lima, auxiliar judiciária da 1ª Vara, agradeceu a visita da equipe de planejamento e afirmou que o trabalho desenvolvido apresentou um direcionamento do que precisa ser feito para melhorar os resultados. “Acredito que o alcance das metas está muito mais próximo a partir de agora, e com certeza teremos bons números ao final do ano”, avaliou.

Para a técnica judiciária Rochelle Ramos, o bom relacionamento que a equipe da 1ª Vara tem no ambiente de trabalho, aliado ao conhecimento adquirido durante o plano tático, serão refletidos nos números da unidade, que segundo a servidora, já são bons. “Quando falam em Corregedoria a gente já fica com um pé atrás; mas o trabalho de vocês foi sensacional, considerou em todos os momentos os ser humanos que estão atrás das matrículas de registro do Tribunal de Justiça”, pontuou.

Na avaliação do assessor jurídico da 2ª Vara de Chapadinha, Rafael Moraes, o trabalho desenvolvido pela CGJ ajudou a fortalecer a integração entre Gabinete e Secretaria, contribuindo para identificação dos dados da unidade, solução dos problemas e avanço na entrega da prestação jurisdicional. “A forma de abordagem, de perceber as pessoas que integram a unidade, trazendo conhecimento e ferramentas para a melhoria do trabalho, deixou a equipe muito a vontade para participar do plano tático”, pontuou.

Assessor Rafael Moraes lidera grupo de trabalho da 2ª Vara de Chapadinha

A analista judiciária e assistente social da 2ª Vara, Amanda Furtado, agradeceu a presença da equipe de Planejamento da CGJ em Chapadinha, e pontuou que os servidores e servidoras da unidade se sentiram acolhidos em poder apresentar as dificuldades da comarca, e construir, ao lado da Corregedoria, as melhorias para o trabalho de toda a unidade. “Conhecendo nossos números e aperfeiçoando nosso fluxo de trabalho, vamos evoluir a qualidade da nossa entrega para a população. Estamos muito gratos pela colaboração da Corregedoria”, destacou.

Integram a equipe de Planejamento e Inovação da CGJ que auxilia a magistrada Tereza Nina no desenvolvimento do plano tático, as servidoras Luciana Baía, Norma Diniz, Carol, Anna Carolina Vale, e Alyne Portilho, além do servidor Maycon Silva.

UNIDADES ATENDIDAS

Na atual gestão do corregedor Froz Sobrinho, a coordenação já atuou em diversas unidades. Esteve na 3ª Vara de Itapecuru-Mirim; Vara Única da Comarca de Anajatuba; Vara Única de Senador La Rocque; 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; Vara Única da Comarca de Humberto de Campos; e em Timon na Vara da Família e 2ª Vara Criminal; 1ª Vara de Porto Franco; Vara da Mulher de Imperatriz; 7ª Vara Cível de São Luís; 1ª e 2ª varas da Comarca de Grajaú; 2ª Vara de Coelho Neto; Juizado de Timon; 8ª e 9ª varas da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara Cível de São José de Ribamar; 1ª Vara da Comarca de São Mateus do Maranhão; e nas comarcas de Itinga do Maranhão; Montes Altos; Vitória do Mearim; Monção; São Bento; São Vicente Férrer; Bacuri; Tutóia; Barão de Grajaú; São João dos Patos; na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; 1ª Vara de Paço do Lumiar; 2ª Vara de Barra do Corda; 1ª Vara de Vargem Grande; nas varas únicas de Magalhães de Almeida; e Amarante do Maranhão; 5ª Vara Cível de Imperatriz; 1ª Vara de Colinas; Vara Única de Cedral; 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; e nesta semana nas duas varas da Comarca de Chapadinha.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS