Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria da Justiça, UFMA e SEAP discutem aprimoramento da execução penal

FORTALECIMENTO DA JUSTIÇA EM REDE

Publicado em 13 de Jul de 2023, 12h00. Atualizado em 13 de Jul de 2023, 15h49
Por ASSCOM CGJMA

Representantes da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (DEDIR/UFMA), se reuniram, em 12 de julho, na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP), para discutir atuação conjunta para aprimorar a execução penal no Estado.

Participaram da Reunião a professora doutora Lucyléa Gonçalves França (UFMA) e servidores Tereza Fonseca e Ariston Apoliano, da chefia de gabinete do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

A reunião buscou fortalecer a Justiça em Rede, a fim de viabilizar parcerias para aprimorar as instituições sistema de justiça e do meio acadêmico, de modo a produzir respostas mais eficazes a população, e à sociedade.

Durante o encontro, foi enfatizada a necessidade de haver produção de memória institucional, das boas práticas, das experiências exitosas desenvolvidas e discussão de temas que estão na agenda da execução penal, assim como a qualificação das partes envolvidas e valorização do trabalho dos apenados.

Ficou alinhando uma pactuação para ações de educação no âmbito dos direitos humanos e segurança pública, assim como o fomento da Justiça Restaurativa como alternativa para o enfrentamento da violência, assim como produção científica na área.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, reforçou que a parceria auxiliará a melhoria da gestão e da capacitação de todos os servidores atuantes no sistema prisional e o aprimoramento dos trabalhos já realizados pela SEAP.

Por fim, foi reforçado o apoio da Corregedoria do Judiciário ao projeto “Vestindo Inclusão” desenvolvido pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (NEJUR/TJMA), que visa a doação de roupas e calçados e acessórios, novos e usados, para promover a inclusão social e oportunidade profissional para egressos do sistema carcerário.

Os participantes receberam, ao final,  uma sacola feita com de saco de cimento, uma matraca e uma miniatura da escultura dos pescadores feita pelos artesãos do sistema prisional beneficados pelo Programa "Liberdade e Dignidade", mantido pela SEAP.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS