A Coordenadoria de Planejamento e Inovação da Corregedoria realizou nesta semana, dias 11 e 12 de julho, visita estratégica na Comarca de Cedral para implantação de plano tático com objetivo de aprimorar a gestão administrativa da unidade judicial, reduzir o número de ações paralisadas há mais de 100 dias em Secretaria Judicial e Gabinete, alcançar as metas de produtividade do Poder Judiciário do Maranhão e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e melhorar a prestação jurisdicional para a população cedralense.
O Programa de Acompanhamento das Unidades Judiciais de 1º Grau foi criado em 2021, na gestão do desembargador Paulo Velten, atual presidente do TJMA, e consolidado pelo desembargador Froz Sobrinho, com a realização de 38 edições em pouco mais de um ano de gestão, auxiliando tecnicamente as unidades judiciais com maior dificuldade no desenvolvimento das rotinas de trabalho e entrega da prestação jurisdicional. Foram atendidas 24 unidades em 2022, e outras 14 comarcas/varas judiciais de janeiro ao mês de julho deste ano.
A juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ/MA, informou que a Vara Única de Cedral está inserida no grupo de atenção da CGJ, com 83 processos aguardando movimentação em secretaria e 893 conclusos em gabinete há mais de 100 dias. A unidade possui um acervo processual total com 1.890 ações, e está sem juiz titular há quase um ano. “Desde 2019 a Comarca de Cedral não alcança as metas nacionais do Poder Judiciário, por isso, viemos realizar um trabalho de apoio e orientação, com a construção de um plano de ação para fazer com que essa unidade volte a bater as metas”, pontuou a magistrada.
O plano tático é desenvolvido em várias etapas, que passam pela apresentação e análise dos dados da caixa do sistema PJe da unidade, avaliação das rotinas de trabalho da secretaria e gabinete, capacitação sobre o sistema Termojuris e o correto uso dos filtros para extração de relatórios.
Servidora Norma Diniz apresenta ferramentas de gestão para equipe de Cedral
Durante o trabalho, a Equipe da CGJ também explora os conceitos de planejamento estratégico a partir da ferramenta 5W2H e da Matriz SWOT, e antes de finalizar com a construção do plano de ação pelos próprios servidores da unidade, realiza uma grande palestra motivacional.
Para a secretária judicial Lúcia Silva, o trabalho realizado pela CGJ apresentou uma visão ampla sobre as rotinas, sistemas e ferramentas de gestão para toda a equipe de servidores que integram a Comarca de Cedral. “A nossa avaliação é excelente, o Planejamento da Corregedoria está de parabéns pelo proveitoso conteúdo trabalhado com a equipe de servidores e servidoras de Cedral”, destacou.
Servidores se dividiram em grupos para identificação de pontos fortes e fracos da unidade judicial
Participaram do plano tático, os servidores e servidoras da Comarca de Cedral, Izeilma Machado (oficiala de Justiça); Geize Carvalho (técnica judiciária); Luane Moreira (auxiliar judiciária); além dos servidores Benedito Filho (administrativo), Hugo Oliveira (assessor jurídico), Paulo Nogueira (técnico judiciário), e Tarcísio Cardoso e Silva (técnico judiciário).
Integram a equipe de Planejamento e Inovação da CGJ que auxilia a magistrada Tereza Nina no desenvolvimento do plano tático, as servidoras Luciana Baía, Norma Diniz, Alyne Portilho, além dos servidores Maycon Silva e Wendel Barroso.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br