Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juiz da Auditoria da Justiça Militar do Maranhão recebe Medalha Gonçalves Dias

POR LIVRO PUBLICADO

Publicado em 26 de Jun de 2023, 15h19. Atualizado em 26 de Jun de 2023, 17h58
Por Valquíria Santana

A  Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política entrega, nesta quarta-feira (28), a Medalha do Mérito Gonçalves Dias ao juiz titular da Auditoria da Justiça Militar do Estado do Maranhão, Nelson Melo de Moraes Rêgo, pela autoria do livro “Derecho al Desarrollo y Proceso Civil”, publicado na Espanha. A cerimônia começa às 16h, no auditório da SVT Faculdade, no bairro do São Francisco, em São Luís. O magistrado já está preparando a edição brasileira da obra.

O livro, em espanhol, é resultado da tese de doutorado em Direitos Humanos, concluído em 2012, na Universidade de Salamanca (Espanha). A edição em português, que está em fase de produção, vai trazer a tese completa, e a obra terá a apresentação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça, e prefácio do jurista Humberto Theodoro Júnior.

Nelson Moraes Rêgo explica que a tese doutoral versa sobre os Direitos Humanos de Terceira Geração, em especial referência ao Direito ao Desenvolvimento. Trata-se de uma abordagem propositiva com respeito à contribuição do Poder Judiciário para o desenvolvimento socioeconômico, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre o neoinstitucionalismo econômico e algumas divisões da Ciência Jurídica, especialmente o Direito Internacional Público, Constitucional e Processual Civil, com algumas incursões na Filosofia do Direito.

“Algumas ideias chaves são apresentadas com ressalto da importância e valorização dos Direitos Humanos, como a de considerar que a existência digna do homem na face da terra está, inexoravelmente, condicionada pelos direitos humanos, tanto os direitos civis e políticos quanto pelos direitos econômicos, sociais e culturais e, especialmente, pelos direitos de terceira dimensão - ao meio ambiente são, à paz universal, aos direitos dos consumidores e usuários e ao direito ao desenvolvimento dos indivíduos e dos povos”, destaca o magistrado, acrescentando que para a realização efetiva desses Direitos Humanos se exige a participação da sociedade em geral, sendo imprescindível a atuação da Justiça, por meio da proteção a esses direitos.

O magistrado tem mais dois livros publicados com os títulos “Da Boa Fé Objetiva nas Cláusulas Gerais em Matéria de Direito do Consumidor e outros estudos consumeristas” (Ed. Forense); e “Sistema Integrado de Jurisdições Pública e Privada, uma interação do Processo Civil com a Arbitragem” (Ed. TJAEM). Também é coautor da obra “Direito e Políticas Públicas Sustentáveis” (Unesp), em que ele resume a sua dissertação de mestrado em Direito Processual Civil, concluído em 2007, pela Universidade de Coimbra (Portugal).

O juiz Nelson Moraes Rêgo é pós-doutor pela Universidade Portucalense - PT, UNIFACS e Centro de Estudos Constitucionais, no Programa Internacional e Interinstitucional, de caráter anual e semipresencial de Direitos Humanos e Segurança Pública; pós-graduado em Direito Empresarial, Civil e do Consumo, Direito Processual Civil e em Didática do Ensino Superior. Também é licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia e atualmente é professor universitário (FACAM).

Ingressou na magistratura maranhense em dezembro de 1991. Atuou nas comarcas de Barreirinhas, Grajaú, Presidente Dutra e Imperatriz. Em maio de 2004 tornou-se juiz titular da capital, sendo titularizado em maio de 2008 na 1ª Vara Especial Violência Doméstica e Familiar contra Mulher. Desde setembro de 2016 é titular da Auditoria da Justiça Militar.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

 

GALERIA DE FOTOS