Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria interliga Cajari ao programa Justiça de Todos

COMARCA DE VIANA

Publicado em 31 de Mar de 2023, 11h43. Atualizado em 31 de Mar de 2023, 11h51
Por ASSCOM CGJMA

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e o Município de Cajari instalaram a 65ª sala do programa “Justiça de Todos”, que garante acesso rápido e seguro aos serviços do Poder Judiciário do Maranhão para os jurisdicionados do município, que é termo judiciário da Comarca de Viana. Presente à solenidade, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, nascido em Viana, sede da comarca, lembrou da sua infância e das dificuldades de acesso a Cajari, e descreveu a importância do ponto de inclusão na localidade como incremento da oferta de serviços públicos à população.

O magistrado frisou também que, quando instala as salas às quartas-feiras, costuma fazer o teste de conexão participando da sessão do Órgão Especial do TJ, a mais importante do Judiciário maranhense. “Dessa forma comprovamos o funcionamento do sistema, pois esse ponto digital é uma extensão do Fórum de Viana. Nos termos onde já tem sala funcionando, muitas pessoas que necessitam do apoio da Justiça têm sido acolhidas e atendidas em suas demandas”, pontuou o corregedor Froz Sobrinho.

A juíza Tereza Nina ressaltou a amplitude do programa, que já realizou 1.150 atendimentos avaliados como ótimo e/ou bom pela população, e que permite a conexão com qualquer unidade judicial do Brasil, aproximando ainda mais o Judiciário do cidadão e cidadã de Cajari. “Por essa sala, as mulheres em situação de violência podem formalizar um pedido de Medida Protetiva de Urgência, as partes e advogados também podem participar de audiências com as colegas juízas Odete Trovão, na 1ª Vara, e Carolina Castro, na 2ª Vara, bem como obter informações sobre o andamento processual, dentre outras possibilidades”, enumerou a magistrada.

Público cajariense prestigiou a solenidade de instalação do ponto digital

O prefeito Constâncio de Souza afirmou que o ponto digital será muito utilizado pela população. Ele disse que a parceria é essencial para facilitar o acesso à Justiça e evitar a necessidade de deslocamento até Viana. “Em nome do povo cajariense agradeço ao Judiciário por essa importante parceria”, finalizou.

Participaram da solenidade de instalação da sala, a juíza Carolina de Sousa Castro, diretora do Fórum de Viana; o juiz Osmar Gomes, da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís; o deputado estadual Osmar Gomes Filho; o procurador-geral de Cajari, advogado Osvaldo Júnior; o defensor público Gil Henrique Farias, representando o defensor geral do Maranhão; e a advogada Thainá Medeiros, defensora pública municipal.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS