“Como não admito que se percam ao vento as coisas escritas, por mais simples que sejam, resolvi publicar estas crônicas.” A citação faz parte da introdução da obra “Entre Viana e Viena", do desembargador Lourival Serejo, mas que, apesar de deslocada da abertura de um de seus livros, denota um sentido ainda maior: sua predileção acentuada pelo mundo das letras.
Ocupante da cadeira nº. 35 da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo divulga a lista dos dez melhores livros – lidos por ele em 2022 – com a finalidade de incentivo à prática da leitura e, por consequência, despertar habilidades linguísticas e de análise crítica de mundo. “O objetivo dessa iniciativa é estimular a curiosidade dos leitores para buscar aquilo que encontrei”, frisou o magistrado.
Os dez livros indicados são: “Águas por todos os lados”, de Leonardo Padura; “A uruguaia”, de Pedro Mairal; “Os supridores”, de José Falero; “Poeta chileno”, de Alejandro Zambra; “Poesia completa”, de Cacaso; “A resistência”, de Julián Fuks; “O mais belo fim do mundo”, de Agualusa; “Anos de formação: os diários de Emilio Renzi”, de Ricardo Piglia; “Ética para tempos sombrios”, de Markus Gabriel e “O último processo de Kafka”, de Benjamin Balint.
SOBRE LOURIVAL SEREJO
Além de membro da AML, desembargador Lourival Serejo é membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras.
Como escritor literário publicou as obras: O presépio queimado, Rua do porto, O baile de São Gonçalo, Do alto da Matriz, Na casa de Antônio Lobo, Da aldeia de Maracu à Vila de Viana, Entre Viana e Viena e Pescador de memórias.
Na área jurídica, Lourival Serejo tem vários trabalhos publicados nas principais revistas do país e os seguintes livros de sua autoria: Contribuições ao estudo do Direito; Direito Constitucional da Família; Provas ilícitas no direito de família; A família partida ao meio; Formação do Juiz: anotações de uma experiência; Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional e Os Novos Diálogos do Direito de Família.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373