A palavra está com os profissionais do Judiciário maranhense. É que desde a segunda (17), magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as), podem expressar o que sentem sobre o Tribunal de Justiça do Maranhão por meio de um questionário disponível na plataforma MentoRH.
O questionário é estruturado a partir de cinco grupos de variáveis – Diversidade; Acessibilidade; Ambiente e Condições de Trabalho; Relação Institucional e Gestão de Pessoas e Lideranças – identificadas no contexto organizacional, que geram satisfação ou insatisfação para quem trabalha no TJMA. Elas foram escolhidas a partir da identificação de fatores relevantes que poderão contribuir para um ambiente mais saudável e produtivo.
A pesquisa, desenvolvida pela Diretoria de Recursos Humanos, pretende com base nas impressões coletadas, fundamentar a elaboração de políticas, ações e projetos futuros do Tribunal.
Na primeira semana de levantamento, o que não faltam são sugestões. "O Tribunal poderia desenvolver um olhar mais cuidadoso à saúde dos servidores e servidoras. Nem todos podem pagar por um plano de saúde e alguns exames custam caro. A instituição poderia firmar convênios com laboratórios e clínicas, facilitando assim o diagnóstico e tratamento de doenças", afirma Luciana Murad Abdalla, Assessora Jurídica da Presidência.
Para Jadna Prado, estagiária do Núcleo de Cerimonial, a iniciativa é muito bem vinda. "Eu acho a pesquisa muito importante porque vai dar ao Tribunal informações sobre como nos sentimos, se estamos satisfeitos ou não, por exemplo, com a estrutura física, relacionamentos interpessoais no trabalho, etc", diz.
Além de promover a escuta e a participação dos profissionais do Judiciário, a pesquisa de clima organizacional tem função estratégica para a gestão atual. "A realização do questionário e tabulação dos dados coletados integram o macrodesafio "Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas". Em 2022, a meta de favorabilidade da satisfação dos profissionais do Judiciário é de 77,60%", ressalta Rafael Arcângelo, Analista Judiciário da Diretoria de Recursos Humanos.
A pesquisa está disponível no MentoRH até o dia 6 de novembro. Para participar basta ter matrícula ativa. Tanto servidores(as) quanto magistrados(as) e estagiários(as) terão suas respostas protegidas por sigilo.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300