Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA apresenta resultados positivos em ações de reciclagem

Mais de 320 toneladas de resíduos foram reciclados nos últimos cinco anos

Publicado em 17 de Mai de 2022, 9h00. Atualizado em 17 de Mai de 2022, 12h01
Por Glaucilene Oliveira

Pilhas, baterias, lâmpadas e papéis foram alguns dos materiais reciclados pelo Poder Judiciário do Maranhão, entre 2016 e 2021, que representaram mais de 320 toneladas de resíduos recicláveis.

No biênio 2020/2021, com o incremento da coleta seletiva solidária promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo Socioambiental, 177 toneladas de resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) foram destinados à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

O resultado da coleta causou um impacto social positivo para 26 famílias maranhenses, que tiveram um aumento na renda familiar mensal de R$ 200,00 para até dois salários-mínimos. Somente em 2021, do total de resíduos recicláveis, mais de 98 toneladas corresponderam a processos físicos, um aumento de 580% em relação ao ano de 2020.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as ações apresentadas pelo Núcleo Socioambiental corroboram para destacar a importância da destinação correta de itens consumidos, nesta terça-feira (17 de maio), Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, atos como a reciclagem são uma demonstração de que o Judiciário já assimilou as políticas sociais, ambientais e de governança. “Trabalhar com a garantia do desenvolvimento sustentável é trabalhar causando a menor quantidade de danos possíveis ao meio ambiente. E quando o tribunal incorpora dentro suas práticas essas políticas, ele demonstra que está dando um passo importante para o futuro”, destacou Paulo Velten.

O desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental, enfatizou a importância da consciência ambiental de todos e todas e ressaltou a relevância das parcerias, citando como exemplo a COOPRESL. “O que temos aqui é uma parceria forte entre o Judiciário e uma cooperativa que faz um trabalho brilhante. Este trabalho deveria ser de cada um de nós, a preocupação com o descarte correto de material reciclável".

As iniciativas sustentáveis resultam em impactos positivos também para o meio ambiente. Com a reciclagem, diversos itens são reaproveitados e passam a ser matéria-prima para serem reintroduzidos no ciclo da cadeia produtiva. Essa prática reduz as pressões de extração da natureza e torna os processos de produção menos agressivos ao meio ambiente, gerando valor aos resíduos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Outros números de materiais reciclados do TJMA apontam que cerca de 510 quilos de pilhas e baterias foram recolhidas desde 2017. Já a destinação de obras e reformas totalizou 2.519 toneladas desde 2021. A partir de 2018, 781kg de resíduos de saúde.

CAMPANHAS

A realização de campanhas institucionais sustentáveis promovidas pelo TJMA no Judiciário têm como objetivo estimular reflexões e a mudança de comportamentos do corpo funcional tanto no ambiente de trabalho quanto em casa com relação aos itens consumidos e utilizados.

Em 2021, foi realizada a campanha “Destralhe”, inscrita no “Dia Mundial da Limpeza” com o apoio da Coordenadoria de Administração de Material e Patrimônio, da Coordenadoria de Apoio Administrativo e da Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos.

A campanha mobilizou unidades judiciais e administrativas do TJMA, Corregedoria Geral de Justiça, fóruns das comarcas de São Luís, Amarante do Maranhão, Colinas, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Santa Rita, Santa Inês, Monção, Pinheiro, Pastos Bons, Pindaré Mirim, Timon e resultou na devolução de mais de 800 bens permanentes, de consumo e de informática, reaproveitáveis ou inservíveis.

Como resultados da campanha, foram doados 822 itens em condições de uso, beneficiando várias instituições como hospitais, entidades religiosas e culturais.

PARCERIA COM SETORES

A comarca de Imperatriz formalizou parceria com cooperativa de reciclagem local, iniciando em 2021 a coleta seletiva solidária. Após visita do projeto TJMA Sustentável na comarca, a primeira pesagem somou cerca de 162kg de material reciclável (papel e plástico).

Em conjunto com a Diretoria de Engenharia, o Núcleo Socioambiental passou a informar ao Conselho Nacional em 2021, os dados referentes à destinação ambientalmente correta dos resíduos de obras de construção civil, assim como de lâmpadas, por meio de logística reversa, totalizando cerca de 2.500 toneladas de resíduos de obras e quase 5 mil lâmpadas.

Também em 2021, o Núcleo estabeleceu junto aos setores responsáveis, nova rotina para captação de quantitativo de resíduos de serviços de saúde, por meio de processo eletrônico (Digidoc), o que contribuiu para um melhor acompanhamento e qualidade das informações. Neste ano houve um aumento de 223% desses resíduos em relação a 2020. No último biênio, foram contabilizados mais de 650 kg desse material, provenientes da Casa da Criança, Divisões médicas e odontológicas do TJMA e Fórum de São Luís e Laboratório de DNA.

CENTRAL DE LOGÍSTICA REVERSA

A Prefeitura de São Luís, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e o Governo Federal inauguraram a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, no Ecoponto Vila Isabel, em São Luís, no dia 13 de maio. O objetivo é garantir um espaço para o descarte correto de itens eletroeletrônicos.  A COOPRESL será responsável pelo recebimento e armazenamento desses resíduos. 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS