Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Capacitação para uso do PJe atingiu mais de 1,3 mil profissionais do TJMA em 2021

Ação teve impacto ditreto na implantação do PJe em 100% das unidades judiciais

09/03/2022
Ascom ESMAM

Com extenso calendário de cursos destinados à capacitação de magistrados(as) e servidores(as) para a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) treinou 1.324 profissionais do Judiciário no ano de 2021.

Até dezembro, foram ofertadas 80 vagas para juízes em cursos de Teoria e Prática do  PJe, com duração de 30 horas, credenciados junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam). Também foram capacitados diretamente 1.244 servidores do 1º e 2º de graus de jurisdição, incluindo, diretores, assistentes, oficiais de justiça e secretários das unidades. Parte dos inscritos foram instruídos no perfil de multiplicadores, com carga horária de até 20 horas, os quais estão habilitados a ministrar cursos aos demais profissionais de suas unidades.

De acordo com os relatórios da Coordenação Pedagógica e Divisão de Treinamento e Avaliação, no período, foram ofertadas na plataforma EAD-ESMAM 16 turmas específicas para implantação do PJe Criminal; além do PJe Mídias, PJe 2.0 e outras com abordagem para os Centros de Conciliação Judicial (CEJUSCs). O treinamento alcançou ainda multiplicadores do Ministério Público e Defensoria Pública.

META 11

Na análise do diretor da escola judicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, a ação teve impacto direto na conclusão da implantação do (PJe) em 100% na Justiça Estadual – conforme estabelecido na Meta 11 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A ESMAM é um espaço pedagógico concebido para promover estudo e aperfeiçoamento contínuo, para servidores e magistrados. A escola exerce papel fundamental na entrega da prestação jurisdicional de qualidade à sociedade e aos operadores do Direito”, avalia o desembargador.

O trabalho demandou força-tarefa integrada por profissionais da ESMAM, Diretoria de Informática e Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico. As 274 horas de aulas online síncronas e assíncronas aconteceram na plataforma EAD-ESMAM, com apoio dos técnicos da Supervisão de Ensino à Distância, que utilizaram ferramentas de transmissão ao vivo, garantindo maior interatividade e aproveitamento dos conteúdos, ministrados pelos instrutores internos Uilson Pereira, Diogo Gaspar Mendonça e Daniel Carvalho Cavalcante, e pelo juiz Roberto Abreu, coordenador do Processo Judicial Eletrônico.

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS