Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Especialistas debatem sobre efetivação dos direitos da pessoa com deficiência

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência prossegue até sexta-feira (26)

Publicado em 24 de Nov de 2021, 10h20. Atualizado em 24 de Nov de 2021, 15h34
Por Ascom TJMA

No encerramento do 1º Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (23), especialistas discutiram sobre a efetivação do estatuto que concretiza a inclusão social e a cidadania da população com deficiência. O evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Escola Superior da Magistratura – EAD ESMAM.

“São mais de 24 milhões de deficientes no Brasil. Precisamos de um país com acessibilidade. Esse desafio é responsabilidade todos os poderes, especialmente do Judiciário, que tem o dever de assegurar acessibilidade a todos”, disse o desembargador Josemar Lopes, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência do TJMA.

Nos dois dias do evento, que teve como tema central Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e o Poder Judiciário, especialistas convidados apresentaram painéis sobre os Princípios da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com Maria Aparecida Gugel - subprocuradora-geral do Trabalho; Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência: o novo modelo social e seus desafios, ministrado pelo juiz Flávio Henrique de Melo – membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJRO; Agenda 2030 como Instrumento de uma Sociedade Inclusiva: Interseccionalidade, comentado pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonseca - coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA; e Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentado pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira - corregedor geral de Justiça do Maranhão, que discutiu sobre as novas diretrizes de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no Poder Judiciário.

SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA palestra segundo dia - des. Paulo Velten

 

Participaram como moderadores, o juiz Carlos Alberto Matos Brito - Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMA; a juíza Elaile Silva Carvalho - Comitê de Diversidade do TJMA e o desembargador Josemar Lopes Santos.

 

SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA palestra segundo dia com juiz Marco Adriano

ASSISTA AO EVENTO COMPLETO AQUI

 

SEMANA DE VALORIZAÇÃO

O seminário contou com a participação de magistrados(as), servidores(as) do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de profissionais das demais carreiras jurídicas, professores, acadêmicos, líderes de entidades representativas das pessoas com deficiência, instituições públicas e privadas, jurisdicionados e demais interessados no tema.

O evento integra as atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que prossegue até sexta-feira (26), com o objetivo de incentivar a cultura institucional inclusiva, acessível, com a garantia de acesso à justiça de forma plena e contra qualquer tipo de barreira atitudinal, preconceito, violência, segregação ou capacitismo.

A programação variada inclui também mostra cultural de artistas portadores de deficiência, campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene, e reuniões com entidades representativas e servidores(as) do Judiciário.

CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Durante a programação será lançada campanha solidária para arrecadação de cestas básicas e materiais de higiene, que serão doados a mulheres com deficiência e em situação de vulnerabilidade social que integram o Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE) e o Coletivo de Mulheres com Deficiência.

Os itens podem ser entregues, de 22 de novembro a 10 de dezembro, em pontos de coleta instalados no prédio sede do TJMA, Corregedoria Geral de Justiça (Centro), Fórum de São Luís (Avenida Carlos Cunha) e Escola da Magistratura (ESMAM – Calhau).

REUNIÕES COM ASSOCIAÇÕES E PROFISSIONAIS DO TJMA

Nos dias 24 e 25 de novembro, serão realizadas reuniões por videoconferência com a participação de magistrados (as) e servidores(as) com deficiência que atuam no TJMA, além de membros de entidades representativas e associações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Comissão e Núcleo Permanentes de Acessibilidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência do Judiciário.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98)3198-4370

¿

 

GALERIA DE FOTOS