Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunal de Justiça promove palestra para estudantes da Unibalsas

Publicado em 20 de Out de 2021, 13h53. Atualizado em 20 de Out de 2021, 16h58
Por Juliana Mendes

Por meio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NUPEMEC), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nessa terça-feira (19), a palestra “O futuro profissional do Direito em face das novas tecnologias” para estudantes do primeiro ano do curso de Direito da Unibalsas – Faculdade de Balsas. A palestra foi ministrada pelo juiz Alexandre Abreu, coordenador do NUPEMEC, que está na comarca cumprindo agenda de trabalhos em prol da conciliação.

Na ocasião, o magistrado tratou sobre a evolução histórica da tutela de direitos dos cidadãos e cidadãs perante o Estado, falando sobre sistemas como o de autotutela, aristocrático, totalitário e democrático. Ele frisou ainda sobre a busca da universalização e efetividade dos direitos a partir da Constituição Federal de 1988 e sobre os investimentos do Poder Judiciário para garantir a entrega efetiva dos direitos às partes processuais.

Alexandre Abreu tratou ainda sobre a revolução tecnológica e a evolução exponencial das tecnologias na atualidade, seja por meio de plataformas digitais, portais ou aplicativos, recursos que podem ser aliados na busca por maior racionalização e integração no uso dos serviços judiciários. “Hoje dispomos de uma série de recursos como a estruturação de dados, machine learnig e algoritmos, que podem contribuir para uma maior resolução de conflitos do Direito”, observou.

Juiz Alexandre Abreu ministra palestra na UNIBALSAS

Para o estudante Daniel Guedes, a interação dos estudantes no início do curso com a vivência do Poder Judiciário é importante na sua formação enquanto pensadores, administradores e futuros operadores do Direito. “Que possamos levar os conhecimentos para nosso currículo e nossa futura profissão”, pontuou.

A professora Lisiane Sibele Lesacno, coordenadora do curso de Direito da Unibalsas, entende que esse tipo de parceria aproxima os estudantes da prática processual, complementando o que é visto em sala de aula. “Acredito que solução alternativa de conflitos representa o futuro da Justiça, onde as partes decidem os próprios litígios por meio de diversas formas”, opinou.

“A interação com o Poder Judiciário representa um fortalecimento do debate na formação dos estudantes em termos curriculares”, avaliou o professor de Filosofia do curso de Direito, César Augusto Danelle Junior.

Palestra Dr Alexandre Faculdade Balsas 3

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS