TJMA promove café da manhã com música e doações para pessoas idosas

Presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, prestigiou evento da campanha Sou Solidário - Sou Sustentável, que beneficiou 22 idosos(as) do Asilo de Mendicidade, no dia dedicado a eles(as)
01/10/2021
Ascom/TJMA

Numa data que une o Dia Internacional do Idoso(a) e o Dia Internacional da Música, nada como desfrutar da primeira refeição do dia com uma trilha sonora e – ainda melhor – doações, numa confraternização com pessoas idosas. O Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu um café da manhã com apresentação musical, nesta sexta-feira (1º), para entregar, a 22 idosos e idosas do Asilo de Mendicidade de São Luís, cerca de 180 itens arrecadados pela campanha Sou Solidário – Sou Sustentável, iniciativa do Comitê de Diversidade do TJMA e da Vara Especial do Idoso.

No café da manhã, na sede do Asilo, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, disse que a função do Judiciário maranhense não deve apenas se restringir a processos e à execução de leis. Destacou a necessidade de se preocupar com pessoas, em todos os níveis, principalmente as vulneráveis, imbuído do espírito de fraternidade como um dever.

“Nós estamos cumprindo o que determina a nossa Constituição. É dever de todo cidadão ser solidário com o outro”, frisou Lourival Serejo.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - presidente

A Campanha Sou Solidário – Sou Sustentável, uma iniciativa que visa assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade e que, nessa primeira ação, contempla os idosos e idosas que vivem em instituições de acolhimento, arrecadou 70 pacotes de fraldas geriátricas, além de gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal, limpeza e livros.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - presidente vê doações

MUITO BOM

Com camisa de estampa de surfe e tênis nos pés, Mário Pinheiro, 84 anos – há três no Asilo de Mendicidade – foi o primeiro beneficiado a chegar à festa – sem reclamar da idade. “Ser idoso é muito bom para mim”, resumiu seu Mário.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - seu Mário

Entre respostas e gargalhadas, Maria Caires Corrêa, 85 anos de idade e quatro no Asilo, também não escondia a felicidade de estar entre as homenageadas e homenageados pela campanha Sou Solidário – Sou Sustentável. “Hoje está bom demais, estou gostando: café da manhã, música para a gente escutar”, comemorou dona Maria.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - dona Maria

PRÓXIMA DOAÇÃO

Para viabilizar a campanha, o Comitê de Diversidade mobilizou um grupo de mulheres artesãs que produziram ecopads - discos de crochê 100% algodão, para limpeza e higiene da pele em substituição ao algodão - para serem trocados pelos itens doados. Com a participação dessas voluntárias, a primeira edição da campanha disponibilizou 150 kits de ecopad.

O juiz Marco Adriano Fonseca (coordenador do Comitê de Diversidade) elogiou a parceria do TJMA e de suas unidades com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), Sindicato dos Servidores (Sindjus-MA) e a direção do Asilo de Mendicidade, instituição esta representada por Socorro Serra, Antonio Eusébio e Manoel Salgueiro Filho (presidente).

“É um projeto idealizado para ter continuidade, promovendo direitos humanos das pessoas idosas, essa conscientização, visibilizando as instituições que já executam ações voltadas a esse público específico”, explicou o juiz Marco Adriano Fonseca, antecipando que a próxima instituição a ser contemplada será o Abrigo São Vicente de Paula, no bairro João Paulo, em São Luís, além de manifestar o desejo de expandir a iniciativa para o interior do Maranhão.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - presidente com idosas

A juíza Lorena Brandão (titular da Vara do Idoso) destacou que a iniciativa partiu da sensibilidade social do presidente Lourival Serejo, lembrando que o Maranhão é um dos poucos estados que têm uma vara específica para cuidar dos interesses dos idosos(as).

“O idoso tem que ser respeitado, tem que ser admirado, tem que ser, acima de tudo, valorizado, porque ele tem muito para oferecer para os mais jovens”, enfatizou Lorena Brandão.

O presidente do Asilo de Mendicidade, Manoel Salgueiro Filho, agradeceu ao TJMA pelo evento na instituição. “Isso é muito importante para eles, que se sentem muito felizes, importantes, ajuda em tudo”, revelou Manoel Salgueiro Filho, que entregou uma carta de agradecimento ao presidente do TJMA.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade -  carta

O vice-presidente do Sindjus-MA, Francisco Fagner Damasceno de Oliveira, considerou de uma importância sem precedentes a atuação do Tribunal de Justiça na atual gestão, por inovar e fazer história.

“Quando digo fazer história, não do ponto de vista de organizar um ato, aqui em referência aos idosos – sob iniciativa do nosso juiz Marco Adriano e Comitê da Diversidade –, mas fazendo história de aproximação com a sociedade, fazendo história de criação de comitês, envolvendo a diversidade, combate ao assédio moral”, elogiou Fagner Damasceno, lembrando ainda da atenção ao servidor, cujo dia de homenagem também ocorre no mês de outubro (dia 28).

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - cantora e público

O café da manhã no Asilo de Mendicidade teve apresentação de Lara Marttini (cantora, estudante de Música e de Psicologia) e do saxofonista Orisvaldo Siqueira (subtenente da Polícia Militar do Maranhão), que presta serviços ao TJMA.

Café da manhã no Dia do Idoso no Asilo da Mendicidade - Sax

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS