Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA utilizará robô Elis para triagem de dados em processos de execução fiscal

O robô Elis tem sido utilizado no TJPE para fazer a primeira parte dos processos de execução fiscal

Publicado em 20 de Ago de 2021, 17h42. Atualizado em 16 de Set de 2021, 14h17
Por Danielle Limeira

Desenvolvido por equipe do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o robô Elis está sendo adaptado para utilização nas varas de execução fiscal do Poder Judiciário do Maranhão. A iniciativa partiu do ToadaLab (Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão), após contato com os desenvolvedores do software e laboratoristas do Ideas (Laboratório de Inovação do TJPE), que instituiu um grupo de trabalho para implementar o robô na Justiça maranhense.

Na primeira fase, estão sendo organizadas reuniões com magistrados, magistradas, servidores e servidoras envolvidos com processos de execução fiscal nas varas judiciais especializadas nas ações que envolvem a fazenda pública municipal de São Luís e procuradoria municipal de São Luís. A ferramenta de automação verifica inconsistências de dados após a distribuição processual em ações de execução fiscal.

Nessa quinta-feira (19), o coordenador do ToadaLab, juiz Ferdinando Serejo, reuniu juízes das varas de execução fiscal, servidores da Diretoria de Informática e laboratoristas do grupo de trabalho “ToadaLab Robô Elis”, com a procuradora fiscal do município de São Luís, Anne Karole Britto, para apresentar a ferramenta de automação já adaptada de acordo com as necessidades da justiça maranhense.

Também estiveram presentes na reunião híbrida (de forma presencial no ToadaLab e pela plataforma Zoom de videoconferência); o juiz José Edilson Caridade Ribeiro (8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís); o juiz Manoel Matos de Araújo Chaves (10ª Vara da Fazenda Pública de São Luís); o juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira (9ª Vara da Fazenda Pública de São Luís); o juiz corregedor José Nilo Ribeiro Filho (Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão – CGJMA); a técnica judiciária em Informática, Aline Lopes da Silva (Divisão de Sistemas de Informação); o analista judiciário em Desenvolvimento de Sistemas, Francisco de Araújo Costa (Divisão de Sistemas de Informação); as servidoras Andressa Fontinele Lopes e Emmanuelle de Sousa Martins, ambas da 9ª Vara da Fazenda Pública e a assessora do ToadaLab, Luanda Santos.

Os laboratoristas do ToadaLab que participam do desenvolvimento do projeto no grupo de trabalho “ToadaLab Robô Elis” são: o assessor de desembargador e cientista da computação, Antony Luso (coordenador do grupo); o oficial de justiça Adoniran Pereira e o técnico judiciário Fillipe Sampaio.

Reunião ToadaLab 2

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS